Atletas baianas garantem títulos e recordes internacionais neste final de semana
Ciclista Paola Reis segue para a França em busca da classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, com apoio da Sudesb
As jovens atletas baianas Paôla Reis, no ciclismo BMX, e Celine Bispo, na natação, conquistaram títulos internacionais neste final de semana. Enquanto a nadadora garantiu a medalha de ouro e bateu o recorde sul-americano dos 200m livre feminino no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Desportos Aquáticos, realizado em Buenos Aires, na Argentina, Paôla foi campeã do Paraná BMX International, somando mais cem pontos no ranking olímpico.
Válida também para o ranking mundial, a competição aconteceu no domingo, 17, em Curitiba, e faz parte dos eventos da gira olímpica, como classe C1. A ciclista baiana, que já foi medalhista de prata dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019, e acumula diversos títulos estaduais, nacionais e internacionais, segue para os rounds cinco e seis da Copa do Mundo de BMX Supercross, que será realizada nos dias 23 e 24 de setembro, em Sarrians, na França, com atletas de vários países. Atualmente, ela é 13ª colocada no ranking mundial.
Com o objetivo de consolidar sua classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, ela embarca nesta segunda-feira, 18, direto para a França, com a concessão de passagens áreas por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Ela garantiu a participação do Brasil no maior evento esportivo do mundo em maio e lidera o ranking das brasileiras que buscam a vaga com 366 pontos de vantagem para a segunda colocada.
O treinador, que acompanha Paôla nas competições desde nova, Leonardo Gonçalves, explica que começam a treinar a partir da quarta-feira, 20, e disputam as finais no sábado, 23, e domingo, 24, para pontuar o máximo possível e se distanciar da segunda atleta. Com isso, a expectativa é abri uma maior vantagem e definir a classificação.
“A Paôla está bem preparada porque vem de uma sequência de competições em Aruba e nos treinamentos de campo e prova de Curitiba. Vamos para a França e, na sequência, para a Argentina para participar de quatro provas de Copa do Mundo, além dos Jogos Pan-Americanos, que acontecem no Chile, entre outubro e novembro. Na última edição, conquistou a medalha de prata. Vamos lá tentar mudar a cor dessa medalha e ter a certeza que ela será a representante do Brasil nas Olímpiadas”, comenta Leonardo.
Natação – Já Celine continua em um ano recheado de novidades e mais conquistas na carreira. No domingo, 17, a atleta apoiada pelo programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado, FazAtleta, conquistou a medalha de ouro e bateu o recorde sul-americano dos 200m livre feminino, com o tempo de 2’01”22, além de mais um ouro no revezamento 4x100m livre feminino, com o tempo de 3’48”81.
Ela vem de títulos nacionais e recordes brasileiros de expressão em 2023, além de representar o Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos de 2023, realizado em julho no Japão. Dentre os principais resultados, estão as duas medalhas de ouro e as duas de prata no Campeonato Brasileiro Junior e Senior de Inverno de Natação, em julho na Piscina Olímpica da Bahia, e o título do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação nos 50m borboleta, com o recorde brasileiro de 26”26, que lhe rendeu a convocação também para representar o Brasil no Mundial Junior de Natação, agora em setembro em Israel.
Classificada para os Jogos Pan-Americanos deste ano, a atleta celebra os resultados.
Ascom Sudesb
Maurício Viana
18.09.2023