DestaquesEsportes

Atletas baianos apoiados pelo Governo do Estado conquistam títulos internacionais no último final de semana

Igor Nogueira consagrou-se tetracampeão de parajiujitsu em Abu Dhabi, enquanto Keila Santos foi uma das medalhistas de ouro no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica no Chile
A Bahia subiu ao pódio das competições internacionais não apenas uma vez, mas duas vezes no último final de semana. As conquistas vieram da ginástica rítmica, com Keila Santos, e de Igor Nogueira, do parajiujitsu, que são atletas com histórico de apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
No paradesporto, Igor consagrou, pela quarta vez (2018, 2022, 2023 e 2024), o título mundial da modalidade. Contemplado pelo programa de incentivo ao esporte amador olímpico e paralímpico FazAtleta desde 2020, o baiano retornou de Abu Dhabi, dos Emirados Árabes Unidos, onde conquistou o tetracampeonato, e expressou sua emoção, agradecendo ao apoio da Sudesb.
“Eu estou muito feliz. A Sudesb me ajudou muito com passagens, desde a época em que não tinha patrocínio e nem tinha como viajar. Graças a Deus, eu consegui essa quarta medalha de ouro e que eu possa continuar participando de outras competições para trazer ainda mais medalhas”, expressa o atleta.
Além do terceiro título consecutivo internacional, ele concluiu um ano de bons resultados, com os primeiros lugares no no Grand Slam de Parajiujitsu 2024 e do Pan-Americano de Parajiujitsu 2024, realizado em Manaus, no Amazonas. Marleide Nogueira, mãe do parajiujiteiro, declarou seu sentimento com a conquista do filho que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também agradeceu por todo o apoio dado pela autarquia estadual durante todos esses anos.
“O tetracampeonato trouxe um turbilhão de emoções, um sentimento que vai além de uma medalha no pescoço. Somos gratos demais. Todas as conquistas de Igor nas competições nacionais e internacionais tiveram o apoio da Sudesb. Desde 2017, que eles acreditam no potencial do meu filho e eu fico muito grata por tudo. A quarta vitória no maior mundial de parajiujitsu do planeta coroa nossa luta para mostrar que toda pessoa autista é capaz. A sudesb oportunizou e ajudou a reescrever a história não só do meu filho, mas de toda a nossa família”, expressa.
Ginástica – As medalhas douradas trazidas de volta à Bahia não param por aí. No último final de semana, também aconteceu o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica Adulto 2024 em Santiago, no Chile, onde Keila Santos, atleta de ginástica rítmica, foi campeã do individual geral e por equipes, com apenas 16 anos e competindo pela primeira vez no sênior elite.
A ginasta viajou para a competição com passagens aéreas concedidas pela Sudesb e foi contemplada pela última lista do programa do Governo do Estado de apoio ao atleta, o Bolsa Esporte. Ela se emocionou com o título e agradeceu a todo o suporte concedido pela autarquia estadual.
“É uma grande honra representar o Brasil e a Bahia no Campeonato Sul-Americano Adulto Elite. Essa conquista só é possível graças ao apoio essencial da Sudesb. Sou muito grata por todo o suporte ao longo dos anos, incluindo as passagens e os recursos, que têm sido fundamentais para o meu desenvolvimento no esporte. O trabalho da Sudesb com o esporte é inspirador e faz toda a diferença nas nossas oportunidades como atletas. Agradeço de coração pela confiança e por estarem sempre ao meu lado. Vamos seguir juntos em busca de novas conquistas”, declara.
Joseane Coelho, sua treinadora, comentou sobre este ano brilhante para a carreira de Keila. “Este ano foi muito importante. Ela foi para o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica que aconteceu aqui em Laura de Freitas e teve um ótimo desempenho, conquistando a arbitragem e ovacionada pelo público que estava presente na arquibancada. Esse resultado permitiu que ela fosse convocada para o Campeonato Sul-Americano para concorrer com outras ginastas e ganhar experiência.”
Ela também agradeceu e explicou a atuação da autarquia estadual no desenvolvimento da atleta. “Gostaria de agradecer à parceira que temos com a Sudesb. Nada disso seria possível se não tivéssemos este apoio, não só financeiro, mas das pessoas que estão lá na Sudesb e que torcem muito pela gente, por ela e pelo esporte. Keila, com certeza, vai crescer e vai alçar voos maiores em toda a sua carreira, com fé em Deus”, pontua.
Além deste, que é uma das suas conquistas mais importantes, a jovem ginasta é hexacampeã baiana pela categoria juvenil, foi bronze no aparelho bola e garantiu a quarta colocação no individual geral pelo Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica em setembro, na Arena de Esportes da Bahia. Pelos torneios internacionais, Keila já conquistou o topo do mundial de desporto escolar (Gymnasiade 2023) e ficou com a terceira colocação no Pan-Americano Juvenil 2023, realizado no México.
Ascom Sudesb
Maurício Viana e Gabriel Barbosa, estagiário
12.11.2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *