Audiência inédita reúne prefeitos de Ubaitaba e Aurelino Leal para melhorar atendimento na saúde
Em um momento histórico, os prefeitos de Ubaitaba e Aurelino Leal, Bêda e Rodrigo Andrade, respectivamente, estiveram juntos em uma audiência agendada pelo deputado Eduardo Salles para tratar da situação da saúde dos dois municípios com o secretário estadual de saúde Fábio Villas Boas. Aurelino Leal possui um hospital municipal e Ubaitaba um hospital privado filantrópico que, juntos, cuidam de quase 60 mil pessoas provenientes dos dois municípios e também de Maraú, do interior de Itacaré, entre outras localidades da região, além de frequentemente receberem casos de acidentes de trânsito por estarem próximos à BR-101.
Essa é a primeira vez que os prefeitos desses municípios se reúnem em busca de uma resolutividade para a situação da saúde da população. “Ubaitaba e Aurelino Leão são cidades irmãs, separadas apenas por um rio, e viemos buscar juntos uma solução para nossa população. Fiquei muito satisfeito com a proposta do secretario de fazer um diagnóstico e ele se comprometeu a nos apresentar uma solução técnica o mais breve possível”, afimou o prefeito Bêda.
O secretario Fábio Vilas Boas enfatizou que os dois hospitais não têm condição de sobreviver e realizar um bom atendimento da maneira que estão funcionando e que, em breve, podem fechar as portas caso nenhuma medida seja tomada rapidamente. O prefeito de Aurelino Leal, Rodrigo Andrade, saiu confiante da reunião. “Estamos unidos, eu e Bêda, trabalhando para achar uma solução. Não adianta termos dois hospitais funcionando de forma precária, prejudicando a população”, afirmou.
O deputado estadual Eduardo Salles também comemorou a aliança. “Essa é uma força tarefa inédita. Os dois prefeitos vieram construir um acordo com o objetivo de garantir uma resolutividade dessa questão. O secretário nomeou um grupo de técnicos experientes da SESAB para realizar um diagnóstico e, assim, determinar qual a melhor opção para o atendimento, utilizando as duas unidades de forma conjunta”, explicou.
Participaram também da audiência a secretária de saúde de Ubaitaba, Tamires Sampaio, e o secretário de saúde de Aurelino Leal, Silvio Reis. O deputado federal Cacá Leão, que ao longo desses anos tem ajudado muito no custeio da saúde de Aurelino Leal através de emendas parlamentares, foi representado pelo chefe de gabinete André Miranda.