Audiência pública foi um grande passo para implantação de casa de apoio estadual a pacientes renais, diz Hassan
A concorrida audiência pública, proposta pelo deputado municipalista Hassan (PP) e realizada nesta terça-feira (28) na Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para discutir a importância de implantar em Salvador uma casa de apoio estadual para dar suporte aos pacientes renais crônicos e transplantados, equipamento solicitado por ele ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretaria da Saúde, Roberta Santana, terminou com a certeza de que “demos mais um importante passo para continuidade de uma luta extremamente importante para os 9.257 pacientes de todo o estado da Bahia”, conforme avaliou Hassan. Diante de um grande público que lotou a sala Eliel Martins, a diretora da Atenção Especializada da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Maria Alcina Romero Boullosa, representando a secretária Roberta Santana, afirmou que “venho aqui dizer da sensibilidade da secretária Roberta. Em nome dela afirmo o compromisso e o apoio para essa demanda. Óbvio que precisamos ver qual o melhor modelo e o melhor arranjo”, completou.
Demonstrando emoção, o deputado Hassan agradeceu e afirmou que “suas palavras nos alegram e nos enche de esperança. Sabemos da sensibilidade da secretária Roberta Santana na condução dessa gestão, ela que é muito resolutiva. Essa expressão de compromisso e de apoio nos dão a certeza de que a implantação da casa de apoio já está no radar da secretária”. A presença da Sesab na audiência foi marcante e representativa, pois além da diretora Maria Alcina, estavam presentes o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes da Sesab, Eraldo Moura, e o assessor da secretaria da Saúde, Cassio André Garcia.
Hassan reafirmou a importância de disponibilizar um ambiente acolhedor e seguro aos pacientes renais e transplantados, pediátricos e adultos, que se deslocam de cidades do interior para tratamento em Salvador. “Uma casa de apoio na capital vai contribuir para a humanização do tratamento e promoção da saúde integral dessas pessoas”, frisou. Ao final dos debates, vários encaminhamentos foram elencados, destacando-se entres eles a implantação de casas de apoio também nas cidades polos dos territórios; traçar o perfil e quantificar os pacientes renais e os transplantados através da Sesab, União dos Municípios da Bahia (UPB) e do Cosems-BA, e discutir a possibilidade de implantação de um hospital de emergência para esse público.
Um dos momentos emocionantes da audiência ocorreu quando o presidente do Instituto Renal Bahia, José Vasconcelos de Freitas, relatou sua experiência de vida. Ele, que é transplantado, explicou que “sei como é difícil a vida de uma pessoa renal crônica, conheço de perto as dificuldades e sofrimentos, e por isso dedico minha vida a essa causa”.
Demonstrando a importância e relevância do tema tratado, participaram da audiência o diretor do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), Marcelo Cerqueira, representando a presidente Stela Souza; o presidente do Instituto Renal Bahia, José Vasconcelos de Freitas: a coordenadora da Especializada de Fazenda Pública da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Raissa Louzada Rios Barreto; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Gêmeos; a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – regional Bahia, Ana Flávia Moura; o diretor geral do Hemoba, Luiz Catto, e Maria do Socorro, presidente da Associação Renais Salvador.
A participação dos deputados também foi marcante, contando o evento com as presenças do presidente da Comissão de Saúde, Alex da Piatã, que iniciou os trabalhos, passando o comando para o proponente da audiência, deputado Hassan, que registrou as presenças de Eduardo Salles, Fabíola Mansur, Jordávio Ramos, Luciano Araújo, Ricardo Rodrigues, Antonio Henrique Júnior, Raimundinho JR e José de Arimatéia.
O deputado Hassan finalizou a audiência afirmando que “agradeço imensamente a Deus e aos colegas parlamentares pela sensibilidade de acolherem o nosso requerimento na comissão e a todos vocês que estão presentes nessa audiência pública, visto que se trata de uma demanda de suma importância para os pacientes com doenças renais crônicas. Assim, durante essa manhã contamos com o apoio de instituições e da equipe técnica da Sesab para discutirmos a importância da implantação da casa de apoio estadual para os pacientes renais”.
Foto – Euro Amâncio