Aulas da rede municipal iniciam na próxima segunda (15) de forma remota
Município disponibiliza cerca 3500 tablets com internet para alunos do ensino fundamental II. Aulas presenciais retornam em março
O ano letivo de 2021 da rede municipal de Educação de Mata de São João começa na próxima segunda-feira (15), com aulas virtuais. A Secretaria de Educação disponibilizou aplicativos de acesso às atividades e aos conteúdos escolares. O início das aulas presenciais está previsto para o início de março.
Para o secretário da pasta, Alex Carvalho, é fundamental iniciar logo o ano letivo para que todo o conteúdo programado seja aplicado da forma adequada e os estudantes não sofram perda no aprendizado. De acordo com o calendário escolar o recesso do meio do ano será entre os dias 23 de junho e 01 de julho.
“Estamos trabalhando muito para fazer o melhor para nossos estudantes. É certo que 2020 foi um ano atípico e muito difícil por conta da pandemia do coronavírus. Agora, temos pela frente grandes desafios, como preparar a escola para o retorno presencial, acolher estudantes e profissionais, reestabelecer os laços entre a escola e a comunidade escolar e continuar entregando uma educação de qualidade para todos”, explica Alex.
De cordo com o secretário, a volta das atividades presenciais dos estudantes será feita em março, de maneira gradual, conciliando com as atividades remotas. A Secretaria da Educação está preparando as 35 unidades de ensino para recebê-los de forma segura.
Para garantir o retorno seguro às aulas presenciais, serão atendidos todos os protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Será garantida a higienização e a desinfecção diárias do ambiente escolar. Também serão organizados horários diferentes para evitar aglomeração entre os alunos.
Em todas as unidades estão sendo instaladas pias externas em ambientes estratégicos e dispensadores de álcool em gel. Nas salas de aula serão feitas demarcações de acordo com o distanciamento social permitido. Nas paredes das escolas e creches, serão colocados cartazes com orientações sobre medidas de prevenção. T
Na entrada das unidades de ensino, funcionários vão aferir a temperatura de todos que acessarem às dependências e irão verificar a obediência do uso das máscaras obrigatórias.