Municípios

Bahia avança em parceria com Emirados Árabes para produção de tâmaras no semiárido

A Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) avançam em uma cooperação internacional com a Fundação Zayed e a Al Foah Company, dos Emirados Árabes Unidos, para implantar um projeto inédito de cultivo de tâmaras no semiárido baiano. A proposta prevê um investimento de US$ 4 milhões ao longo de cinco anos, com o plantio inicial de 10 mil mudas da fruta.
 
Em reunião realizada nesta segunda-feira (11), online, foram discutidos os termos do acordo de cooperação técnica, que deve ser formalizado no período da COP 30, marcada para novembro, em Belém (PA). O acordo inclui transferência de tecnologia, capacitação técnica de agricultores e assistência especializada para viabilizar o cultivo em regiões com clima seco e quente, propício à tamareira.
 
“A expectativa é que a Bahia se torne um novo polo produtor de tâmaras, aproveitando as características do semiárido. Estamos unindo esforços com parceiros internacionais e instituições de pesquisa para implantar uma cadeia produtiva sólida, geradora de emprego, renda e desenvolvimento regional”, afirmou o secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *