Bahia é estado com mais projetos em concurso de inovação no setor público
A Bahia é o estado brasileiro com maior número de iniciativas participantes do 24o Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Dezessete projetos inscritos por servidores de diversos órgãos estaduais passaram pela primeira triagem do Comitê Gestor do concurso e estão concorrendo nas modalidades Inovação em Serviços ou Políticas Públicas (voltada para os poderes executivos estaduais, municipais e distrital) e Inovação em Processos Organizacionais, que contempla também o poder executivo federal. Além disso, um projeto da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador está concorrendo na primeira modalidade.
“A participação expressiva da Bahia (e particularmente do governo estadual) em mais este concurso da Enap é uma amostra do fomento que o nosso Estado vem dando à inovação e de nosso protagonismo nesta área”, acredita Elba Andrade, coordenadora do Centro Internacional de Inovação e Intercâmbio em Administração Pública (CIIIAP), vinculado à Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb).
Elba conta que desde que a premiação da ENAP passou a contemplar iniciativas dos poderes executivos estaduais, os projetos do governo baiano têm obtido destaque anual. Em 2017, foram premiados pelo concurso os projetos Software Banco de Preços, da Saeb, e Paz Judicial, da PGE. Em 2018, foi a vez do Programa de Instrutoria Interna, da Saeb, ficar entre os ganhadores. Já em 2019, o projeto Mídia Digital Sacada, da mesma secretaria, esteve entre os dez finalistas da categoria Inovação em Processos Organizacionais, Serviços ou Políticas públicas no Poder Executivo Estatual/Distrital.