Bahia faz história e conquista primeiro triunfo fora do país na Libertadores

O Bahia viveu uma noite inesquecível nesta quarta-feira (9), ao vencer o Nacional-URU por 1 a 0 no Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. O gol marcado por Erick Pulga garantiu ao Tricolor seu primeiro triunfo fora do Brasil na história da competição, quebrando um tabu que durava desde 1989.
Com o resultado, o Esquadrão de Aço chegou aos quatro pontos e assumiu, ainda que provisoriamente, a liderança do Grupo F. A vitória histórica também representou um importante passo rumo à classificação para a próxima fase. Antes dessa partida, o único triunfo do Bahia fora de casa pela Libertadores havia sido contra o Internacional, em Porto Alegre, ainda na edição de estreia do clube no torneio, há 35 anos.
O jogo foi equilibrado e marcado por forte marcação. A equipe comandada por Rogério Ceni mostrou solidez defensiva e aproveitou uma das boas chances no segundo tempo. Aos 20 minutos, após jogada bem trabalhada que contou com participação de Willian José e Cauly, Erick Pulga acertou um belo chute colocado, sem chances para o goleiro Mejía. O Tricolor segurou a pressão nos minutos finais com segurança e contou com boas defesas de Ronaldo para garantir o feito histórico.
Agora, o Bahia volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No próximo domingo (13), recebe o Mirassol na Arena Fonte Nova, às 16h. Pela Libertadores, o próximo desafio será diante do Atlético Nacional-COL, também em Salvador, no dia 24 de abril, às 21h30.
Foto: Letícia Martins / EC Bahia