Bahia recebe primeira remessa da vacina contra a dengue: crianças e adolescentes serão os primeiros beneficiados
Nesta sexta-feira (9/2), a Bahia deu um importante passo na luta contra a dengue com a chegada da primeira remessa da vacina contra a doença. Um total de 70.368 mil doses foram recebidas, sendo destinadas prioritariamente aos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Vera Cruz, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Itaparica, Candeias, Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Saubara.
A expectativa é de que mais 49.740 doses cheguem ao estado na próxima segunda-feira. Destas, 32.290 serão destinadas aos municípios da região de Feira de Santana e 17.450 para os municípios da região de Camaçari. Inicialmente, a vacinação será focada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que registra um alto índice de hospitalizações por dengue, segundo dados da Secretaria da Saúde.
A secretária da Saúde, Roberta Santana, celebrou a chegada dos imunizantes, enfatizando a importância de um esforço conjunto entre governo e sociedade. “É crucial destacar que a vacina contra a dengue não representa uma solução imediata. Devemos continuar trabalhando na prevenção, lembrando que mais de 80% dos focos de dengue estão dentro das residências. O combate à dengue também começa em casa”, ressaltou Santana.
A vacinação, aliada a medidas preventivas, como o combate aos criadouros do mosquito transmissor, é fundamental para controlar a propagação da doença e garantir a saúde pública.