Bahia vence o Fortaleza por 2 a 0 e conquista a terceira vitória consecutiva no Brasileirão
O Bahia enfrentou o Fortaleza na Arena Fonte Nova neste sábado, 21, e conquistou sua terceira vitória seguida no Campeonato Brasileiro. O jogo, que fazia parte da 28ª rodada da Série A, terminou com o triunfo do Bahia por 2 a 0, com gols de Kanu e Rafael Ratão. Esta é a primeira vez que o Tricolor baiano alcança uma sequência de três vitórias na competição.
Com o resultado positivo, o Bahia somou 34 pontos e subiu duas posições na tabela. Enquanto isso, o Fortaleza permanece com 42 pontos, na 8ª posição, focando agora na decisão da Copa Sul-Americana contra a LDU. Antes disso, o time cearense enfrentará o Botafogo pelo Brasileirão.
O próximo desafio do Bahia será contra o Cruzeiro na quarta-feira, 25, em Belo Horizonte, em um jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, com início marcado para as 20h.
O Jogo
Mais de 44 mil torcedores estavam presentes na Arena Fonte Nova para ver o Bahia dominar a posse de bola nos primeiros minutos e tentar empurrar o Fortaleza para seu campo de defesa. Entretanto, o ritmo da partida era lento e as oportunidades demoraram a surgir. Biel e Marinho eram os mais acionados em seus respectivos ataques, mas não conseguiram inquietar a defesa adversária.
Aos 21 minutos, o Bahia abriu o placar depois que Biel cobrou um escanteio na cabeça de Kanu. O capitão do Bahia testou firme, sem dar chances para João Ricardo, e colocou os mandantes em vantagem. O Fortaleza, após o gol sofrido, decidiu se arriscar mais no ataque, mas sua primeira chance só apareceu aos 36 minutos, quando Marinho cobrou uma falta que tirou tinta da trave.
A partir daí, o Tricolor do Pici foi melhor no jogo. Aos 40 minutos, Marinho aproveitou uma falha na marcação do Bahia, fez uma boa jogada individual pelo lado direito e finalizou com o pé esquerdo, mas a bola passou por cima do gol de Marcos Felipe. Pouco antes do intervalo, o Fortaleza voltou a criar perigo com o zagueiro Brítez, que aproveitou uma falta na área, mas seu cabeceio saiu pelo lado esquerdo do gol do Bahia.
Segundo Tempo
Na etapa final, o jogo se inverteu, com o Fortaleza ganhando mais posse de bola. O treinador Juan Pablo Vojvoda fez duas mudanças no intervalo para buscar o empate. O Bahia, por sua vez, se destacou nas transições rápidas e criou muitas oportunidades de perigo.
Aos 9 minutos, o argentino Machuca, uma das novidades do Leão para o segundo tempo, passou por dois marcadores e finalizou por cima do gol. Logo em seguida, aos 13 minutos, Cauly se aproveitou de uma desatenção na defesa do Fortaleza e finalizou com perigo. Na sequência, em um rápido contra-ataque aos 13 minutos, Cauly deixou Biel em uma boa posição para finalizar, mas o camisa 10 chutou cruzado, tirando tinta da trave esquerda de João Ricardo.
Aos 25 minutos, Lucero, outro estrangeiro do Fortaleza que entrou no segundo tempo, teve a melhor chance para o time visitante em seu primeiro lance em campo. Lucero recebeu de Bruno Pacheco na grande área e finalizou um pouco desequilibrado, mas Marcos Felipe fez uma defesa segura.
Rogério Ceni optou por dar ainda mais velocidade ao seu ataque. Luciano Juba e Rafael Ratão já haviam entrado, e Ademir se juntou à dupla para tentar capitalizar em contra-ataques. Aos 40 minutos, Raul Gustavo tentou de cabeça, mas a bola desviou e saiu pela linha de fundo.
Aos 47 minutos, Thiago Galhardo precisou ser atendido fora de campo, deixando o Fortaleza com um jogador a menos, já que Vojvoda já havia realizado todas as cinco substituições. Foi então que a defesa do Leão cometeu uma falha e deixou Rafael Ratão cara a cara com João Ricardo. O atacante não desperdiçou a oportunidade e marcou, selando a terceira vitória consecutiva do Bahia.
Fotos: Felipe Oliveira/EC Bahia