Beneficiários do Bolsa Família recebemcertificados do Programa Saber em Ação
Os 36 primeirosbeneficiários do Bolsa Família que participaram do Programa Saber em Ação, daSecretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), receberam,na manhã desta quarta-feira (29), os certificados dos cursos de produção depizzas e panetones, e informática básica.
A entrega doscertificados, no Restaurante Popular, contou com presença da prefeita MoemaGramacho, da representante do SENAC, Andrea Bonfim, e dos presidentes do SiccobBahia (Sistema de Cooperativas de crédito do Brasil), Alexandre Cerqueira, e daAssociação Comercial e Empresarial de Lauro de Freitas, Coriolano Alberto deOliveira Filho.
O projeto é umaparceria da Prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial(SENAC), responsável por ministrar os cursos, e tem como objetivo principal prepararos beneficiários do Bolsa Família para o mercado de trabalho e dar autonomia. Éo caso de Hudson Santos, de 17 anos, que está em busca de emprego. “Fiz o cursode informática básica para aperfeiçoar meus conhecimentos, porque estouprocurando emprego como auxiliar administrativo.”
“Hoje é um diaimportantíssimo para nós, porque o saber, o aprendizado, e o acesso àinformação abrem portas para que os beneficiários do Bolsa Família possam terautonomia, tendo mais oportunidades de trabalho”, destacou a secretária daSEMDESC, Huldaci Santana. Mesmo após o curso, os alunos vão continuar sendoacompanhados pelo Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, oACESSUAS.
De acordo com acoordenadora do Cadastro Único do Bolsa Família, Geovana Landim, no caso dosempreendedores individuais outros cursos serão realizados, como o deprecificação de produtos, para aprofundar os conhecimentos de quem pretendeabrir um pequeno comércio, a exemplo de Débora do Santos, 22 anos, que já templanos de vender pizzas na Itinga, bairro onde mora.
“Realmente ocurso é maravilhoso, aprendi a fazer a pizza. Foi muito importante receber ocertificado porque eu vou abrir um pontinho e vender minha pizza. Sempre gosteide pizza, mas eu tinha interesse em saber como faz. Agora eu já sei como temque ser a massa, o congelamento, quanto tempo leva no forno, o molho, tudo issonós aprendemos, e como estou desempregada, vou ganhar dinheiro com isso”,ressaltou Débora, que é mãe de dois filhos, um deles com um ano e sete meses deidade.
A prefeitaMoema Gramacho agradeceu a parceria do SENAC. “Se tem uma coisa que ninguémtira da gente é o conhecimento, e cursos como estes do Saber em Ação promoveminclusão social por meio do aprendizado, dando autonomia e mais oportunidadespara que os beneficiários do Bolsa Família possam competir pelas vagasoferecidas no mercado de trabalho. Agradecemos ao SENAC pela parceria, e todosque de alguma forma estão trabalhando para que este projeto seja umarealidade”.
O Projeto Saberem Ação é dividido em quatro ciclos. As turmas formadas hoje fazem parte do primeiro,que também disponibiliza o curso de vigia e porteiro, que será finalizado nomês de março. No segundo ciclo do projeto, já foi iniciado o curso de assistente administrativo e, em fevereiro, começarão a se ministrados os cursos de preparação de abará e acarajé, e de pães tradicionais e sequilhos.
Uma terceira etapa vai oferecer os cursos de cabeleireiro assistente, técnicas de manicure,produção de bombons, trufas e ovos de Páscoa, com início em março, abril e julho. No último ciclo, previsto para maio e junho, serão disponibiliza das capacitações para agente de limpeza e conservação, técnicas de confeitaria,salgados comerciais e brigadeiro gourmet.
Saiba como participar
Interessados em participar dos cursos podem se matricular no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) mais próximo de sua residência com os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.Menores de 18 anos, cópias dos documentos de identificação dos responsáveis e pessoais.
Jornalista: Rodrigo Castro
Fotos: Edgard Copqu