Benefícios corporativos como aliados na redução de turnover nas empresas
*Por Charles Schweitzer
Em um mercado de trabalho aquecido, um dos maiores desafios das empresas, independentemente do porte, é a redução dos índices de turnover, no caso, a retenção de talentos por um maior período nas companhias. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa recente realizada pela consultoria global de RH Robert Half, 50% dos trabalhadores desejam mudar de emprego em 2024.
Entre os principais motivos estão um pacote com benefícios mais atrativos, além de qualidade de vida, trabalho remoto ou híbrido, salários mais altos, melhores oportunidades de crescimento, realização pessoal, dentre outros. Com a pandemia de Covid-19 entre os anos de 2020 e 2022, houve uma mudança no comportamento tanto das empresas quanto dos colaboradores, o que fez crescer a busca por benefícios que vão além dos garantidos em lei pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
Como consequência, também houve um crescimento das HRTechs, startups que desenvolvem soluções inovadoras para RHs, que já somam 518 empresas no Brasil, de acordo com HRTech Report 2023, relatório realizado pelo Distrito, além de terem recebido mais de US$1,9 bilhão em investimentos desde 2000. Para citar alguns exemplos, na oferta de benefícios flexíveis há vouchers de produtos de higiene íntima para mulheres, com o objetivo de combater a pobreza menstrual; vale ração para animais de estimação; seguro de vida; vale cultura; entre outros.
Além de contribuir para um ambiente de trabalho mais agradável e com menores índices de rotatividade, há um aumento na produtividade e resultados, porque colaboradores felizes produzem mais e em melhor qualidade. Já externamente, perante a imagem de mercado, as empresas que investem em seus colaboradores têm uma melhora significativa na marca empregadora, retendo talentos e trazendo novos clientes.
A meu ver, acredito que o futuro do mercado de benefícios corporativos, tanto no Brasil quanto no cenário mundial, é promissor justamente por ter havido uma mudança de comportamento da sociedade nos últimos anos. Afinal, as pessoas hoje priorizam mais a qualidade de vida e o bem-estar antes de aceitar um novo emprego. Atentas a esse movimento, as empresas, por sua vez, investem cada vez mais nesses benefícios, porque veem que no final, todos acabam ganhando.
*Charles Schweitzer, é CEO da I-Scaneo, HRtech focada em soluções de impacto social para empoderar os colaboradores das empresas brasileiras. Entre os benefícios está o Essencial, que tem como principal objetivo combater a pobreza menstrual oferecendo produtos de higiene íntima: absorventes internos e externos, coletores menstruais, calcinhas etc. Atualmente, a empresa conta com mais de 35 parceiros, dos mais diversos segmentos: tecnologia, alimentação, saúde, arquitetura, moda, financeiros, dentre outros.