Bombeiros militares combatem incêndio em vegetação no Parque Nacional da Chapada Diamantina
Trinta e dois bombeiros militares e 45 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da região da Chapada Diamantina, debelaram o incêndio que atingia a área do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Serra do Mandassaia, em Lençóis. Duas aeronaves modelos air tractor do Programa Bahia Sem Fogo, da secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema) e um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer/PMBA) também participaram da operação.
O acionamento dos militares aconteceu na noite de terça-feira (23). Os bombeiros utilizaram equipamentos como pás, foices, enxadas e mochilas costais para a realização do combate. O local atingido pelo fogo é de difícil acesso e para chegarem a área os bombeiros e brigadistas seguiem a pé por trilhas dentro da mata.
Os militares permanecem realizando o monitoramento da área para evitar possíveis reignições. Elesestão a área atingida observando o solo afim de combater de imediato qualquer possível foco. A ação faz parte dos protocolos de combate a incêndios florestais.
Foto: Corpo de Bombeiros/BA