Bruno Reis propõe criar Central de Libras e novas ações para pessoas com deficiência
O candidato a prefeito de Salvador, Bruno Reis (Democratas), ressaltou a importância de investir em ações para ampliar a rede de atenção e cuidados às pessoas com deficiência. De acordo com ele, caso eleito, a capital baiana vai contar com uma Central de Libras e um Centro Especializado em Reabilitação (CER), em Cajazeiras.
A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), segundo Bruno, será aperfeiçoada, para garantir a atenção integral a essa parcela da população, desenvolvendo ações de promoção e prevenção, vinculação à unidade básica de saúde e cuidados pós-alta dos serviços especializados. A iniciativa se dará de forma integrada com a Unidade de Políticas para Pessoas com Deficiência (UPCD).
O candidato democrata também vai implantar uma unidade especializada de ensino para as pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), voltada à educação de crianças, jovens e adultos. A iniciativa será viabilizada em parceria com a Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-BA). O espaço terá um núcleo infantil e outro adulto, com 14 salas de aula e ambientes especializados, conforme as faixas etárias.
A unidade vai contar com parquinho, salas de fisioterapia e interação sensorial, centros ocupacionais e profissionalizantes, sala para terapia ocupacional, fonoaudiologia, neurologia, integração sensorial e musicoterapia, quadra poliesportiva, sala de psicomotricidade e piscina, assim como outras instalações e serviços.
No plano de governo, além de qualificar as equipes de saúde das unidades municipais para o cuidado inclusivo das pessoas com deficiência, o candidato democrata propõe a implantação do serviço de reabilitação, com a inclusão da fisioterapia respiratória, em áreas de vazio assistencial, considerando a dificuldade de locomoção de boa parte dessa população.