Busto de Mestre Pastinha é inaugurado em Salvador
Nesta última quarta-feira (19/04), foi inaugurado o Busto de Mestre Pastinha no Pelourinho, em Salvador, obra de arte que celebra os 134 anos do nascimento do capoeirista brasileiro e que visa contribuir para a preservação da cultura e da memória da capoeira.
O evento de inauguração do busto aconteceu na Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos (ECAIG) do Mestre Curió, local onde a estrutura ficará como acervo permanente. Autor do Projeto de Lei (PL) nº 170/2022, que institui a obrigatoriedade da capoeira nas escolas da Rede Municipal, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), esteve presente no encontro fomentando a importância da homenagem.
“Mestre Pastinha foi um dos maiores difusores da Capoeira Angola e referência para o mundo, inspirando várias gerações. Hoje foi um momento histórico. A inauguração do busto em sua homenagem, feito pela artista plástica e capoeirista, Gandaia, representa a imortalização dos saberes transmitidos ao longo de décadas. Mestre Curió abriu as portas de sua casa e nos encantou com seus cânticos e experiência de vida. Foi um momento emocionante. Seguimos juntos pelo reconhecimento da Capoeira como um instrumento de transformação”, publicou Augusto em suas redes sociais.
A obra de arte foi modelada e confeccionada em concreto pela artista plástica e capoeirista, Maria Cristina Gandaia, em reconhecimento a representatividade de Mestre Pastinha, que é considerado a principal referência da Capoeira Angola no mundo. Além de Augusto, a inauguração reuniu mestres e mestras griôs, capoeiristas e representantes de diversos grupos da sociedade organizada. A iniciativa para entrega da honraria também teve como parceria o Capoeira em Movimento Bahia (CMB).