Salvador

CadÚnico Itinerante completa milésimo atendimento em 15 dias

Após passar por Nova Esperança, Fazenda Coutos, Nova Constituinte, Saramandaia e Castelo Branco, o CadÚnico Itinerante completou, nesta segunda-feira (14), o milésimo atendimento às famílias em vulnerabilidade, em edição realizada no Bairro da Paz. Promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a ação tem como objetivo inscrever ou recadastrar moradores das comunidades em benefícios sociais municipal, estadual e federal, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Tarifa Social de Água.

“Em menos de 15 dias de execução já fizemos mil atendimentos e esse número nos deixa muito feliz por beneficiar pessoas que realmente precisam. Isso comprova que o projeto é legítimo e inspira pela continuidade”, avaliou o secretário da Sempre, Kiki Bispo. Três locais são visitados por semana e a programação até o final de julho já está concluída.

No total, 150 fichas são distribuídas diariamente em cada localidade visitada pelo projeto. Para o acesso ao serviço, são necessários documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento se houver filhos e contracheque para comprovar renda.

Apesar de o Bolsa Família ser o auxílio mais procurado, os serviços do CadÚnico Itinerante se estendem a outros serviços. “Há a nova inscrição da Carteira do Idoso, isenção de taxas para concursos públicos e Telefone Social. Também estão presentes na lista de benefícios o Financiamento Estudantil (Fies) e a aposentadoria para segurado facultativo sem renda própria, que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, entre outros”, elencou Bispo.

Facilidade – Dulcilene Castro, 29 anos, revelou que, após ter o benefício do Bolsa Família cancelado por dificuldades de deslocamento, procurou o CadÚnico Itinerante para recadastrá-lo. “E voltar a tê-lo, pois tenho filho pequeno e com essa dificuldade que estamos tendo com essa pandemia, falta de emprego, tudo aumentando, não podemos ficar sem e sou muito grata por essa ação da Sempre”, frisou.

Maria Nalva, 60 anos, demonstrou bastante satisfação com o atendimento. “Eu estou achando ótimo o atendimento do CadÚnico no meu bairro. Não poderia ser melhor, porque eu não poderia sair daqui para fazer o recadastramento em outro local”, declarou, ao elogiar também os funcionários da pasta.

Outros locais – Quem não conseguir utilizar o CadÚnico Itinerante pode agendar atendimento pelas Prefeituras-Bairro, através do aplicativo Fala Cidadão ou site Hora Marcada, no endereço horamarcada. salvador. ba. gov. br, ou ainda pelo WhatsApp – Assistente Virtual Jana, no (71) 98392-3927.

Foto: Vitor Santos/Sempre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *