Capacitação e agroindústria impulsionam potencial econômico e social de comunidade rural de Remanso
Na comunidade de Novo Marco, município de Remanso, um grupo de mulheres está escrevendo uma história de sucesso na produção de polpa de frutas. Nesta semana, elas participaram de uma capacitação por meio da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que visou aprimorar as habilidades da comunidade na produção de polpas.
A iniciativa faz parte do projeto da CAR, Bahia Produtiva, que contempla a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Frutas na comunidade. A obra civil e a aquisição de novos equipamentos levam ao espaço uma estrutura moderna e funcional, que será inaugurada ainda neste segundo semestre de 2023.
Atualmente, a produção mensal de polpa de frutas está em torno de 530 quilos, com uma capacidade diária de produção de 200 quilos. No entanto, o grupo utiliza a unidade apenas três dias por mês, aproveitando apenas 15% do seu potencial total. Com a diversidade de frutas disponíveis, que florescem em diferentes épocas do ano, a associação tem o potencial de produzir o ano inteiro, o que representa uma oportunidade significativa no mercado em expansão.
A presidente da Associação, Rosenice dos Santos Souza, expressou sua ansiedade para colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a capacitação. Ela ressalta que as mulheres estão preparadas para fazer a diferença na produção de polpas de frutas e têm a expectativa de ampliar seus canais de distribuição. “Com a unidade e a capacitação temos a oportunidade de fazer da produção de polpas de frutas uma alternativa para gerar renda na comunidade”.
O Projeto Bahia Produtiva traz novas perspectivas para o fortalecimento da agricultura familiar na região, beneficiando frutas como Manga, Acerola, Goiaba, Umbu, Graviola, Tamarindo e Maracujá. Com a reforma e ampliação da Unidade de Beneficiamento de Frutas, o potencial produtivo será maximizado, impulsionando o crescimento do setor.