Salvador

Capoeira feminista: orquestra de berimbaus de mulheres Igbadu se apresenta no SSA Mapping

Coletivo faz show enquanto as VJs Vic Zacconi e Maribê projetam intervenções visuais sobre a fachada do Mercado Modelo

Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, a capoeira, expressão secular que representa fortemente a ancestralidade de África na Bahia, é ainda um ambiente dominado por homens – assim como, aliás, o universo da arte tecnológica. Num movimento de intervenção feminista sobre estes espaços, o SSA Mapping promove o encontro da Igbadu – Orquestra de Berimbaus de Mulheres, grupo baiano que reúne mulheres capoeiristas e percussionistas com seus berimbaus e tambores, com as VJs Vic Zacconi e Maribê, numa apresentação de música-imagem, em que intervenções visuais criadas especialmente para o show formam um espetáculo inédito. O público poderá ver a performance no dia 12 de outubro, a partir das 19h, abrindo a programação de mostras do evento, que transforma o Mercado Modelo, o mais importante e famoso centro de artesanato de Salvador, em tela para mais de 50 obras de videomapping.

 

Uma das motivações para a realização deste encontro foi o próprio local que sedia o 5º SSA Mapping: o Mercado Modelo, edificação tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), fortemente ligado à história da população negra na Bahia. A capoeira, que carrega consigo elementos fundantes da construção da identidade afro-baiana, é um dos atrativos que este ponto turístico exibe com orgulho, há muitas décadas: quem visita o espaço, certamente encontrará rodas em ação. Localizado na praça que agora leva o nome da guerreira Maria Felipa, heroína da independência do Brasil na Bahia, ao lado do Elevador Lacerda, que o conecta ao Pelourinho, o Mercado Modelo é símbolo de resistência e luta do povo baiano.

 

A Igbadu foi fundada por Mestra Janja, historiadora e capoeirista que se dedica aos estudos sobre as mulheres nos contextos das culturas tradicionais e populares de matrizes africanas. Sua trajetória é também marcada pelo diálogo permanente com organizações de mulheres, tanto nas lutas por autonomia e enfrentamento às violações de direitos, quanto nestes contextos tradicionais, com ênfase nos movimentos que se formam no interior da capoeira. Janja é formada em História, mestre e doutora em Educação e pós-doutora em Ciências Sociais. É cofundadora do Instituto Nzinga de Estudos da Capoeira Angola e Tradições Educativas Bantu no Brasil, uma organização que realiza trabalhos em várias cidades brasileiras e de outros países. “A Igbadu adentra dois espaços anteriormente tidos como de interdição às mulheres: o dos toques sagrados dos atabaques e o dos berimbaus. A gente vem transgredir essa lógica colonial, num trabalho de construção artística que envolve essas rítmicas todas que estão em nosso cotidiano na Bahia”, afirma Janja.

 

Idealizado e produzido pela Baluart Produtora e Agência Ilimitado, o SSA Mapping tem patrocínio do Nubank, com realização através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

5º SSA MAPPING – Artes visuais, tecnologia, memória, espaço público: estas são as palavras-chaves do SSA Mapping, que chega este ano à sua 5ª edição. Maior festival do gênero do Nordeste do país, o evento segue sua itinerância por cartões postais da capital baiana e se instala agora em um dos cenários mais conhecidos da cidade: o Mercado Modelo. De 8 a 13 de outubro, a programação totalmente gratuita tem o final de semana como ponto alto, aos pés do Elevador Lacerda, na praça que agora leva o nome da guerreira Maria Felipa, com obras visuais projetadas na fachada do prédio histórico. Nos dias de semana, de terça a sexta, um ciclo de atividades de formação difunde conhecimentos sobre o universo do videomapping. Os destaques ficam nas performances de música-imagem, com os encontros da orquestra de berimbaus de mulheres Igbadu com VJs Vic Zacconi e Maribê, da banda Aguidavi do Jêje com yow! e do cantor Lazzo Matumbi com VJ Kelly Pires. Nas mostras artísticas – Mostra Principal, com curadoria de VJ Spetto, Mostra Aberta e Mostra Especial –, 55 obras visuais, com participação de 180 artistas, serão exibidas. Há ainda outras variadas instalações e intervenções urbanas, além de atividades especiais para as crianças, numa concepção de “festa das luzes”.

 

5º SSA Mapping

Onde: Mercado Modelo | Praça Maria Felipa | Auditório Makota Valdina | Casa das Histórias de Salvador

Comércio – Salvador – Bahia

Quanto: Gratuito

Site: ssamapping.com.br

Rolés

= Rolezinho – Prosas da Baía

Com: Gal Meirelles

Quando: 12 de outubro (sábado), 16h às 18h

Para público de 11 a 17 anos

Ponto de encontro: Doca1 – Polo de Economia Criativa

= Retratos da Bahia – História e Desenvolvimento da Região do Comércio

Com: Naiara Natividade

Quando: 13 de outubro (domingo), 16h às 18h

Para público de todas as idades

Ponto de encontro: Praça da Inglaterra

Festival

Onde: Mercado Modelo | Praça Maria Felipa

Quando: 12 e 13 de outubro (sábado e domingo)

 

= 17h – Feira Criativa

Jamex + LVC + Hori + Meu Tortinho + Ludimila + Nagô + SSA Mapping + Papamama + Comarte + Annia Risia + Belas e Cia + Caramurê + Di[Versa] Ideias em Movimento + Grude

 

= 18h – Início de atividade de intervenções, instalações e espaço infantil

“Mostra 360º” + “Phoenix” + “Gangorra” + “Digital Landscape” + “Ventura” + “Particularidades do Movimento” + “O Afrodef e A Cadeira de Som” + “ACASO SURREAL 2” + Bia Gigante + Brincadeiras para as crianças

 

= 19h – Mostras Artísticas

SÁBADO E DOMINGO

> Mostra Principal: Hifa Cybe (SP) com Sarah Ahab (SE); VJ Bang (PR) com VJ Bug (BA); Coletivo Coletores, formado por Toni Baptiste e Flávio Camargo (SP); VJ Indução (PA) com VJ Koba (DF); Fixxa Brasil (SP) com VJ Gabiru (BA); e Keila Sankofa (AM) com VJ Preto (ES)

> Mostra Aberta: artistas selecionados em inscrições públicas

> Mostra Especial: “Homenagem ao Cordel”, de Artur Soar (BA), VJ Koba (DF) e Klimt Publicidade (DF), sob direção de Cairé Tonelli (SP).

SÁBADO

> Música-Imagem: Igbadu (BA) + VJs Vic Zacconi e Maribê (BA)

> Mostra Especial: “Caninópolis – Dança da Imitação”, de VJ Koba (DF), Renker Amantéa (DF) e Heydog Studios (DF)

> Mostra Especial: “Brincadeira de Egbé”, de Leticia Pantoja (RJ)

> Mostra Especial: “Artistas Gigantes”, de VJ Preto (ES)

> Música-Imagem: Aguidavi do Jêje (BA) + yow! (BA)

DOMINGO

> Mostra Especial: “TRAMA e Articulação dos Movimentos e Comunidades do Centro Antigo de Salvador”, do TRAMA (BA) e Articulação Centro Antigo (BA)

> Mostra Especial: “Salvaguarda”, de Cabokaji (BA), Áquila (BA) e Józá no Departamento de Gestualidades (BA)

> Mostra Especial: “60 Anos da Feira de São Joaquim”, de Anihaze (SP), VJ Grazzi (SP) e Arquivo Zumvi (BA)

> Mostra Especial: “Cerrado 2000ug”, do Corrocobó, formado por Igor Alves e Theo Lisboa (MG), e Cerrado Mapping (MG)

> Mostra Especial: “Farpas Reluzentes – Homenagem a Jayme Fygura”, de Daniel Lisboa (BA) e VJ KÆ (BA)

> Música-Imagem: Lazzo Matumbi (BA) + VJ Kelly Pires (SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *