Caravana do Lazer leva entretenimento para crianças e adolescentes na capital e no interior neste final de semana
Com apoio da Sudesb, outras competições esportivas acontecem pelo estado
Realizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto Caravana do Lazer movimenta a capital e o interior neste final de semana com lazer e diversão para crianças e adolescentes. Além disso, a autarquia estadual apoia outros eventos esportivos na agenda.
Como parte do evento da feira “Saúde Mais Perto da Criança”, no Estádio de Pituaçu, a Caravana do Lazer terá suas atividades entre as ações de saúde e cidadania, de cunho social, ofertadas nas manhãs e tardes destes sábado, 21, e domingo, 22. Com a equipe técnica da Sudesb para garantir segurança, lazer e diversão, terão: camas elásticas, piscina de bolinha, jogos de salão (xadrez, dominó e damas), dominó gigante e xadrez gigante.
O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comenta a importância da promoção do lazer para as crianças e os adolescentes de todo o estado. “Essa ação no Estádio de Pituaçu, dentro de um projeto itinerante importante socialmente, levando saúde e direitos para o público infanto juvenil, assim como o entretenimento da Caravana do Lazer, coroa esse projeto. Ele já roda e traz lazer e incentivo à atividade lúdica e esportiva para diversas crianças e adolescentes seja nas cidades do interior mais distantes como nos bairros da capital.”
A Caravana do Lazer também chega na região da Chapada Diamantina e da Bacia do Paramirim, mais precisamente em Boquira, Ibitiara e Macaúbas, neste final de semana. Na tarde desta sexta-feira, 20, a população de Boquira recebe o dia do lazer na Praça da Matriz Nossa Senhora da Barra, após a capacitação na quinta-feira, 19, na Secretaria de Educação.
Já na tarde do sábado, 21, é a vez de Macaúbas receber o dia do lazer no Ginásio de Esportes do CETEP, enquanto, no domingo, 22, pela tarde, as ações da Sudesb chegam na Praça da Feira, em Ibitiara. As atividades serão de oficinas, jogos e brincadeiras, como: peteca, cama elástica, dominó gigante, xadrez gigante, mini trave de futebol, piscina de bolinha, pista de sabão, dentre outros.
Pólo Aquático – O destino turístico de Praia do Forte, em Mata de São João, recebe a edição Bahia do Circuito Open de Polo Aquático de Praia desta sexta-feira, 20, até o domingo, 22. Normalmente realizada em piscinas, a competição será em um campo de 25 metros de cumprimento por 20 de largura montado na água.
Ao todo, dez equipes, entre elas o Polo Salvador, o Polo Feira de Santana e o estreante Natação em Rede, que treina na Piscina Olímpica da Bahia, na Av. Bonocô, disputam o título, com partidas na sexta-feira, 20, pela tarde, sábado, 21, pela manhã e à tarde, e domingo, 22, pela manhã.
Triathlon – O Campeonato Baiano de Triathlon chega à cidade de Ilhéus, no litoral sul, neste domingo, 22, com largada às 7h. Com a previsão de 150 atletas, o percurso será de duas voltas de nado pela Praia do Cristo, totalizando 1.500 m, 40 km em quatro voltas de pedal pelo trajeto entre a orla da cidade, a Ponte Jorge Amado e a Rua Padre Luís Palmeira e encerrando com quatro voltas de corrida pela Av. 2 de Julho, que completam 10km para os atletas.
Ciclismo – O ciclismo baiano chega à cidade de Conceição do Coité com o Desafio Selante Mandacaru neste domingo, 22, com a largada oficial às 8h40 na Praça da Matriz do distrito de Juazeiro. Na sua 3ª edição, cerca de 240 atletas divididos em 19 categorias disputam a prova que tem percursos para iniciante, de 27 km; sport, de 44 km; e pro, com 60 km.
Remo – A terceira etapa do Campeonato Baiano de Remo 2023 acontece neste domingo, 22, a partir das 10h, na Enseada dos Tanheiros, na Praia da Ribeira, na cidade baixa. Mais de 90 remadores das equipes do Sport Clube Santa Cruz, do Esporte Clube Vitória, do Clube de Natação e Regatas São Salvador, do Clube de Regatas Itapagipe e do Clube de Regatas Península vão participar da competição. A programação segue com a ordem das categorias: 2X sub-23; 2- feminino sub-23; 4+ junior; 1X principiante; 2- senior; 2+ sub-23; 4- peso leve; 1X feminino junior B; 4X junior e 8+ principiante.
Futebol feminino – A partir deste sábado, 21, a bola começa a rolar pela segunda edição da Copa Loreta Valadares de futebol feminino. O torneio reúne um total de 24 equipes, sendo 16 da categoria adulta e oito equipes sub-17, com mais de 450 atletas de Salvador e Região Metropolitana. A partida de estreia será no sábado, com equipes sub-17, no campo do Centro de Treinamento do Barradão, jogando os times Arena Palestra x As Minas do Capelão, às 13h. Em seguida, entram em campo os ALFA x Escola Baiana de Futebol.
No domingo, 22, começa a disputa do torneio adulto. A partir das 13h30, as equipes de Batgirl e Real Itapuã abrem o torneio. Em seguida, às 15h, Grêmio x Ponte Preta medem forças. Ambos os jogos serão realizados no Estádio de Pituaçu, em Salvador. Os jogos vão acontecer até primeira quinzena de dezembro, sempre nos finais de semana nos estádios de Pituaçu (categoria adulta) e no CT Barradão (categoria sub-17).
II Copa Indígena – No município de Banzaê, região norte do estado, as equipes das etnias kiriri, tumbulalá, tuxá mãe e tuxá disputam vagas para etapas semifinal e final da “II Copa de Futebol Indígena 2023”- Kwá Tepé Turusú Yapisáwa , a realizar-se no Estádio de Pituaçu, em novembro.
Iniciada no dia 7 de outubro, a copa contempla equipes indígenas dos eixos Extremo Sul, Norte e Oeste. A fase final será realizada no Estádio de Pituaçu (Salvador) em novembro.
Futebol amputados – Com apoio da Sudesb no translado dos jogadores, quatro equipes da capital disputam o Campeonato Baiano de Futebol Amputados. Os jogos acontecem até domingo, 22, na Arena do Imbuí (rua dos Colibris). No sábado, 21, jogos das 11h às 13h e das 15h às 17h. No domingo, 22, das 11h às 13h. Todos os jogos têm entrada gratuita.
Ascom Sudesb
20.10.2023