Carnaval: nutricionista dá dicas de como se alimentar bem neste período
Não pular refeições, ingerir bastante água e comidas mais leves estão entre as dicas; consumo de álcool deve ser moderado
O carnaval costuma ser um período agitado, em que os foliões ficam exaustos e, por conta disso, tendem a deixar os cuidados com a alimentação de lado e recorrer a opções mais práticas como as comidas industrializadas e fast food. E neste período – até mais do que em outros como São João, Natal, Réveillon – existe um elevado gasto energético e desidratação. Dessa forma, os nutrientes precisam ser repostos para ter energia e disposição, para curtir a festa, e fortalecer a imunidade, especialmente para o período pós-carnaval.
Mas de acordo com a Dra. Fabiana França, nutricionista, doutora em Alimentos, Nutrição e Saúde e coordenadora de grande área da Ages em Jacobina e Senhor do Bonfim, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, é possível manter o cuidado com a alimentação durante as festividades.
Segundo ela, opções nutritivas, mais leves e energéticas como flocão de milho, grãos integrais e açaí podem ser incluídas na alimentação para dar um reforço. “Além disso, devemos evitar os alimentos mais pesados, pois além de serem ricos em calorias, podem provocar desconforto abdominal e outras reações negativas durante a folia”, explica Fabiana França.
A profissional ressalta a necessidade de uma boa hidratação como um cuidado indispensável. “A hidratação precisa ser mantida! Ela é importantíssima para a manutenção da saúde. Como nesse período suamos muito, perdemos eletrólitos juntamente com a água, de modo que podemos usar também água de coco e bebidas esportivas para fazer essa reposição”, pontuou a nutricionista.
Outra dica importante é não pular refeições e optar por pratos leves, coloridos e em quantidades adequadas. E por fim, mas não menos importante, Fabiana alerta sobre o cuidado com a ingestão de álcool. “Além de ser muito calórico, a ingestão excessiva provoca desidratação, alteração do humor, da consciência e do estado de vigília e ainda pode provocar a famosa ressaca. Então, as bebidas alcoólicas precisam ser consumidas com moderação”, ressalta Dra. Fabiana.
Foto: Ilustração