Ciência, Tecnologia e Inovação no combate à fome na Bahia são destaques em evento
Nesta quinta-feira (27), foi realizado o workshop “Ciência Na Mesa: um olhar sobre o papel da CT&I no combate à fome” no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador. O evento foi organizado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), em apoio ao Programa Bahia sem Fome, do Governo do Estado.
Com a presença de pesquisadores, representantes do governo e atores do ecossistema de CT&I, o objetivo do workshop é subsidiar a elaboração de políticas públicas no combate à fome, que envolvam diversos setores da sociedade civil, iniciativa privada e poderes públicos.
O programa Bahia Sem Fome tem uma atuação intersetorial, transversal e sistêmica, contando com a colaboração de diversos setores para a solução do problema da fome e da pobreza. Por meio de editais, a Fapesb mantém institutos de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado da Bahia – os Incites, que apoiam atividades de pesquisa de alto impacto científico, tecnológico e/ou social em áreas estratégicas para solucionar problemas estaduais e o desenvolvimento regional.
Durante o evento, foram apresentados projetos de pesquisa em áreas correlatas às ações de combate à fome, com a intenção de aplicá-los em meio às estratégias do Bahia Sem Fome. A programação incluiu visitas à Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidária, além de mesas para elaboração de políticas públicas de CT&I para o combate à fome e apresentação de outras propostas de políticas públicas do setor.
Para os organizadores do evento, a ciência tem uma obrigação de combater a fome, e os especialistas presentes no workshop destacaram a importância da iniciativa para produzir subsídios e ouvir a sociedade e o segmento científico, para que a política pública tenha um acento nos reais anseios da sociedade contemporânea.
Fotos: Mateus Pereira