Municípios

“Climatec do Sertão é uma oportunidade histórica para a Região do Sisal”, diz Luciano Araujo

O deputado estadual e presidente do Solidariedade na Bahia, Luciano Araujo, comemora o lançamento do programa Brave (Brazilian Agave Development), ou Cimatec do Sertão, que ocorrerá, nesta quinta-feira (13), no município de Conceição do Coité. O Brave é desenvolvido pelo Senai Cimatec e a Shell Brasil.

Luciano Araujo, natural de Valente, afirma que o  “Climatec do Sertão é uma oportunidade histórica para a Região do Sisal”. Ele diz que tem a honra de “ter participado, há mais de 30 anos, da luta do deputado Aroldo Cedraz, que já tinha este sonho. Ele já trabalhava neste projeto e eu estava junto com ele. Esta foi uma luta constante nossa do desenvolvimento deste projeto”.

Segundo Araujo, o sisal significa a biomassa do futuro. “Tudo o que se faz com a cana-de-açúcar, vamos poder fazer com o sisal”, disse.

“Este programa irá mudar a realidade de vida de toda a região sisaleira e de uma parte da Bahia. Será um projeto de grande relevância não só para a Bahia, mas também para o Brasil. Parabenizo a Shell por esta iniciativa, e tenho certeza de que o aspecto social será muito forte numa região que sempre foi carente e sofrida pelo fato de estar instalada no semiárido”, avaliou

“Em nome do prefeito Marcelo Araujo, gostaria de convidar os políticos, autoridades e lideranças baianas para o lançamento deste importante programa”, disse Luciano Araujo.

Programa

O Programa Brave desenvolve pesquisa sobre o potencial do agave como fonte de biomassa para a produção de etanol, biogás e outros produtos. A agave tem origem mexicana e bom potencial de cultivo no semiárido baiano.

“O etanol de segunda geração será produzido com os derivados do sisal. O sisal só precisa de 20% de água de que a cana-de-açúcar necessita, por isso, este será um projeto gigante, que irá revolucionar a nossa região, a região do sisal, principalmente”, explica Luciano Araujo.

O evento deve contar com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, governador em exercício, Geraldo Júnior, Flavio Ofugi Rodrigues, o vice-presidente de Relações Corporativas da Shell Brasil; Olivier Wambersie, gerente-geral de Tecnologia e Inovação da Shell Brasil; Alexandre Breda, gerente de Tecnologia de Baixo Carbono da Shell Brasil; Leone Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC; e representação da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *