Como a falta de profissionalismo afeta às carreiras
Profissionalismo é o grande problema que tem afetado e prejudicado empresas e carreiras. A falta de profissionalismo é uma das principais causas de demissões e dificuldade de empresas formar equipes. Profissionalismo não deve ser visto como um diferencial do colaborador. As instituições devem classificar como uma competência obrigatória na seleção para que o próprio profissional ao encarar o desafio do critério estabelecido busque conquistar o sucesso que almeja na instituição.
Existem alguns comportamentos que podem parecer inofensivos, mas que já denotam a falta de profissionalismo de quem os pratica. Entre os comportamentos antiprofissionais, destaco: O colaborador que sempre chega atrasado; O colaborador que falta com frequência; O colaborador que não cumpre os prazos; O colaborador que executa suas demandas de qualquer jeito; O colaborador que espalha boatos e fofocas de seus colegas.
Ressalto ainda o daquele que não consegue trabalhar em equipe, que causa transtornos constantes entre as pessoas, sempre rejeita os feedbacks, é desatento, pessimista, improdutivo e ainda fala mal da empresa dos colegas e superiores o tempo todo. Com certeza, com estas atitudes, o profissional está indo na contramão e destruindo sua carreira.
É importante estar atento a isso, pois nem as empresas e nem seus colaboradores querem ter colegas que agem de forma negativa e, que só trazem prejuízos ao ambiente organizacional. Assim, a primeira medida a tomar neste processo de autodesenvolvimento é mudar seus comportamentos. Para isso, comece agora mesmo a respeitar os horários e prazos de entrega das tarefas; colabore para o trabalho em equipe, para o bem-estar coletivo, evite fazer fofocas, intrigas e criar atritos com seus pares e superiores. Importante dizer que dar feedbacks não significa fazer críticas negativas. Feedbacks não são momentos para broncas ou para discussões e sim para pontuar coisas que precisam ser melhoradas ou coisas que são positivas.
Em todos os lugares, o respeito é importante. No trabalho não é diferente. Portanto, respeite seus colegas e gestores, as normas da empresa e procure ser mais participativo e produtivo em seu trabalho. Estas medidas trarão mudanças positivas e duradouras em sua vida profissional e levarão você a conquistar resultados extraordinários em sua carreira.
Com ferramentas e técnicas, pode te ajudar a desenvolver habilidades que serão verdadeiros diferenciais em sua carreira, tais como: Organização; Planejamento; Inteligência Emocional; ter empatia; Comunicação eficaz; Gestão do tempo; Autoconhecimento; Disciplina; Foco; Zelo e eficiência. Aconselho três ferramentas para o sucesso profissional: Caráter, Competência e Compromisso!
Alderico Sena – Bacharel em Teologia Sociedade e Política e Especialista em Gestão de Pessoas – aldericosena@gmail.com