NoticiandoVariedades

Conferência estadual da Advocacia Baiana fortalece combate ao preconceito racial

O racismo não se resume a piadas, ofensas e julgamentos apoiados em estereótipos baseados na cor da pele. É uma violação do direito à igualdade. Por isso, o combate ao preconceito racial no Brasil está na pauta da Conferência Estadual da Advocacia Baiana 2021, confirmada pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB-BA), para os dias 4 a 6 de agosto. Entre os painéis que abordarão a temática no evento destacam-se: “Narrativas antirracistas em movimento na sociedade e no Direito”, “Desafios profissionais da advocacia negra” e “Caminhos para implementação das cotas raciais no sistema OAB”.

O eixo central do encontro será “Advocacia, democracia e igualdade”. Segundo o coordenador-geral da conferência, Hermes Hilarião, o pilar “igualdade” está presente nos debates sobre diversidade e combate ao racismo, mas também na abordagem de outros tipos de preconceito, como o de gênero, por exemplo. “Por estarmos na Bahia e pela real necessidade de debatermos temas dessa natureza, não poderíamos abrir mão de painéis sobre questões raciais na programação deste grande encontro da advocacia baiana”, ressaltou  o diretor da OAB-BA.

Na tarde de 5 de agosto, o painel “Narrativas antirracistas em movimento na sociedade e no Direito” reunirá a promotora de Justiça Lívia Santana Vaz (foto); o professor do curso de Direito e analista do Ministério Público da União (MPU), Misael França; e a jornalista Maíra Azevedo, mais conhecida com Tia Má. “Debates como este são mais do que necessários para fortalecer a luta contra o preconceito racial, que não é só da OAB, mas de toda a sociedade”, afirmou o presidente da OAB-BA, Fabrício de Castro Oliveira.

Já o painel “Desafios profissionais da advocacia negra” está previsto para acontecer no início da tarde do próximo dia 6. Os debatedores serão a advogada negra, professora e ativista dos Direitos Direitos Humanos Raimunda Oliveira; o presidente da Associação Nacional da Advocacia Negra – Regional Bahia e membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem do Advogados do Brasil (OAB), Fernando Santos; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA, Jamile Borges da Silva; e a advogada Cídia Dayara Vieira, CEO da HUMMA, plataforma digital de intermediação de mão de obra inclusiva. O mediador será o advogado previdenciarista Victor Azevedo, conselheiro consultivo da Jovem Advocacia Baiana (OAB Jovem Bahia).

Também no último dia da Conferência Estadual da Advocacia Baiana, 6 de agosto, está confirmado o painel “Caminhos para implementação das cotas raciais no sistema OAB”, que reunirá a presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA, Dandara Lucas Pinho; a presidente da Comissão Nacional de Igualdade Racial da OAB, Sílvia Cerqueira; o advogado coordenador-adjunto estadual e líder do Grupo de Estudos Avançados (GEA) do Sistema Penal e Necropolítica do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Cleifson Dias; e a presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB/AM), Ana Carolina de Messias.

Em cerca de 70 painéis mediados por mais de 200 renomados palestrantes do Brasil e do exterior, a Conferência Estadual da Advocacia Baiana debaterá temas de amplo interesse social e jurídico. A programação do encontro foi formatada com o intuito de dar vez e voz à advocacia atuante no interior da Bahia, às advogadas e à jovem advocacia, públicos que, em anos anteriores, não ocupavam o protagonismo nas discussões dos temas jurídicos mais importantes. A conferência será transmitida diretamente do Centro de Convenções da Bahia. Os participantes que tiverem 70% de presença confirmada receberão certificado. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site www.conferenciaadvocaciabaiana.com.br, através do qual o evento será transmitido.

Serviço

O que: Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana 2021.

Quando: 4 a 6 de agosto.

Onde: Site www.conferenciaadvocaciabaiana.com.br

Como: Evento gratuito mediante inscrições prévias pelo site.

Público: Advocacia, bacharéis em Direito, estudantes e outros profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *