Conheça o Galícia EC, clube de Salvador que possui íntima ligação com a LaLiga e o futebol espanhol
Primeiro clube nordestino a encarar a seleção brasileira, ‘Demolidor de Campeões’ não disputa nenhuma competição oficial desde 2019, por problemas financeiros agravados na pandemia; ainda assim, possui história quase centenária e cheia de glórias – com direito a homenagem à Espanha
Primeiro tricampeão baiano, entre 1941 e 1943, o Galícia Esporte Clube possui muita história no futebol baiano. Conhecido como ‘Demolidor de Campeões’, a equipe quase centenária – completando recentemente, no dia 1º de janeiro, 88 anos -, já conquistou nada menos que cinco taças da primeira divisão estadual e três da segundona. Isso, sem falar que praticamente dominou o futebol do Estado durante seus primeiros dez anos de fundação, chegando às finais em nada menos que nove temporadas consecutivas, com quatro taças e cinco vices.
Seu enredo, no entanto, não se limita ao Brasil, possuindo também capítulos interessantes na Espanha. Com o início disso tudo acontecendo ainda no século XIX, com o início da imigração no país europeu, provocada pelo desenvolvimento industrial tardio e por motivos econômicos decorrentes da manutenção de uma estrutura fundiária arcaica. Entre os anos de 1883 e 1950, essa vinda dos espanhóis, majoritariamente da região da Galícia, se intensificou e teve como destino principal a cidade de Salvador. O que acabou resultando, em 1933, na fundação do Galícia, por imigrantes galegos – com o objetivo de integrar o povo espanhol à sociedade na época.
E aqui é importante lembrar que o estado da Bahia abriga a terceira maior colônia espanhola do país, com mais de dez mil hispano-brasileiros residentes na cidade de Salvador. Desde então, o clube nunca se esqueceu das origens espanholas: seu escudo é formado pela bandeira da Galícia (brasão branco com uma faixa diagonal azul) e a Cruz de Santiago, em vermelho, ao centro, com o uniforme levando as mesmas cores – camisas azuis, calções e meias brancas.
E por levar consigo as cores e símbolos de uma das regiões espanholas, da comunidade autônoma da Galícia, o clube possui uma relação íntima e indireta com dois clubes de grande destaque na LaLiga: RC Celta de Vigo – campeão europeu, da extinta Copa Intertoto da UEFA em 2000, na era do ‘EuroCelta’ – e RC Deportivo de La Coruña – que fez história no futebol espanhol e europeu bem nesse período, conquistando LaLiga, Copa do Rei e Supercopa da Espanha, com aquele que ficou conhecido como ‘SuperDepor’ .
Em 2014, logo após retornar à primeira divisão depois de 14 anos, o ‘Demolidor de Campeões’ decidiu homenagear La Furia Española. O presidente do clube à época, Dario Rego, confirmou em entrevista coletiva no dia do lançamento que o terceiro uniforme – confeccionado em tons de vermelho e amarelo -, será um tributo à seleção espanhola: “aqui são todos de uma mesma comunidade. Não à toa o Galícia terá um uniforme com as cores da Espanha”. A Furia jogou na capital baiana no dia 13 de junho, primeira partida da Copa do Mundo de 2014, na Arena Fonte Nova. O resultado, no entanto, não foi muito favorável – derrota para a Holanda por 5-1.
Primeiro clube nordestino a enfrentar a seleção brasileira – em 07 de setembro de 1934, no antigo Campo da Graça, em Salvador, terminando com o placar de 10-4 para o Brasil -, o Galícia quase duelou com a Espanha. De acordo com alguns portais europeus, a ideia era promover um confronto amistoso para homenagear os milhares de descendentes de espanhóis residentes em Salvador. O que, infelizmente, por conta do calendário apertado, acabou não acontecendo.
Em suma, o Galícia Esporte Clube – dono de cinco títulos do Campeonato Baiano, e remanescente de um período menos “polarizado” do futebol baiano -, é mais um elo da extensa ligação entre Brasil e Espanha, especialmente no futebol.
Assessoria de Comunicação:
Weber Shandwick – laliga@webershandwick.com
Sobre a LaLiga
LaLiga é uma organização global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. É uma associação desportiva privada constituída pelos 20 clubes e sociedades desportivas (S.A.D.) da LaLiga Santander e pelos 22 da LaLiga SmartBank e é responsável pela organização das duas competições nacionais de futebol profissional. Na temporada 2018/2019, a LaLiga atingiu 2,7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), a LaLiga está presente em 55 países através dos seus 9 escritórios e 46 delegados. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo a ter uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuíno Santander.
|
|