Copa Beach Soccer acontece neste final de semana na Praia de Armação
Salvador também recebe competições estaduais de natação e ciclismo BMX
A etapa de Salvador da Copa Beach Soccer 2023 acontece neste final de semana na Praia de Armação. Com nove equipes masculina e quatro femininas, a bola começa a rolar na manhã deste sábado, 17, a partir das 8h45. Já no domingo, 18, acontecem as finais do campeonato apoiado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)
Organizado pela Federação Beach Soccer Bahia (FBSEB), os times masculinos estão divididos em três grupos: A (Imperial, Paciência e Turma do Danone); B (Ajax, Manchester e Lusaca); e C (Real Madrid, Paraíso e Real Itapuã). Os jogos acontecem na manhã deste sábado, 17, com os líderes de cada grupo mais o melhor segundo colocado se classificando. Já no feminino, Cruzeiro, Lusaca, Madre e Remo entram no campo de areia montado na orla de Salvador pela tarde.
Natação – A Piscina Olímpica da Bahia recebe o Campeonato Baiano Master de Inverno de Natação neste sábado, 17. A competição vai reunir 220 atletas das categorias pré-master (20 a 24 anos) e master (de 25 em diante). Na ocasião, serão disputadas 12 provas individuais e de revezamento.
A novidade da competição, organizada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), é a prova voltada para os iniciantes, que nunca competiram e vão ter a possibilidade de desfrutar de uma experiência oficial, nadando em uma piscina olímpica. O objetivo é aumentar o número de participantes. Ao longo do dia, também acontecem a cerimônia de premiação dos atletas que quebraram recordes estaduais durante a última temporada e uma programação especial de São João, com direito a trio nordestino.
Ciclismo BMX – No domingo, 18, a partir das 9h, o Desafio Baiano de Bicicross acontece na Pista Tertuliano Torres, na orla de Pituaçu, em Salvador. Com os treinamentos na pista, a partir das 8h, cerca de 100 atletas de Camaçari, Feira de Santana, Itaberaba, Lauro de Freitas e Salvador disputam as baterias até por volta das 12h.
A competição é realizada em parceria pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC) e pela Associação de Bicicross de Salvador (ABS), com apoio da Sudesb, de forma que é válida pelo ranking estadual de todas as categorias oficiais da modalidade. A pontuação serve para pleitear programas de incentivo ao esporte, como o Bolsa Esporte e o FazAtleta.
A prova seria disputada em agosto, mas foi antecipada por causa do Campeonato Brasileiro de BMX, previsto para os dias 01 e 02 de julho, em São Paulo, possibilitando a participação dos atletas baianos em um evento dentro do estado antes da viagem como forma de preparação e últimos ajustes técnicos. A Sudesb vai conceder o transporte para o deslocamento dos representantes da Bahia na competição nacional.
Ascom Sudesb
Maurício Viana, estagiário
16.06.2023