Covid-19: Grupo Opty firma parceria com o Einstein para protocolos de segurança em clínicas oftalmológicas de Salvador e interior da Bahia
Referência internacional de qualidade na área de saúde e, atualmente, de pesquisa e combate à Covid-19, o Einstein foi o parceiro escolhido pelo Opty, maior grupo de Oftalmologia da América Latina, para avaliar as instalações e os processos de segurança e higiene de suas unidades espalhadas pelo Brasil, no enfrentamento ao novo coronavírus. Assim, o selo tem a finalidade de certificar os estabelecimentos que estão seguindo rigorosamente os protocolos de prevenção definidos pelo Einstein, que aplica normas e procedimentos mais exigentes. Em Salvador, pertencem ao Grupo o DayHORC (DH), o Instituto de Olhos Freitas, Instituto de Olhos Villas e Oftalmoclin. No interior da Bahia, existem unidades do DH em Itabuna e em Eunápolis.
Inicialmente, o projeto piloto do selo será implementado em São Paulo, nas unidades do HCLOE e do HOBrasil, e, posteriormente, expandido para as demais regionais do Grupo Opty no Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País. O intuito da parceria é dar ainda mais segurança, através das melhores práticas, para o paciente voltar à rotina de consultas e exames em clínicas e hospitais, uma vez que o cuidado com a saúde, inclusive dos olhos, não pode parar.
“Trabalhamos diariamente pela saúde de nossos pacientes e colaboradores. Rotineiramente, desenvolvemos e praticamos protocolos bastante rigorosos pensando em seu bem-estar. Contudo, quando se trata de segurança, o excesso não é exagero. O Einstein é o melhor hospital do Brasil, de acordo com o ranking da revista americana Newsweek, e referência nos protocolos específicos para a Covid-19. Por isso, naturalmente, é a nossa escolha para nos apoiar nesse processo”, comenta Diego Moreira, COO do Grupo Opty. “Os ambientes clínico-hospitalares são extremamente cautelosos com a higienização e muito mais seguros do que diversos outros frequentados rotineiramente pela população. O selo é mais uma forma de demonstrarmos nossa preocupação com processos de segurança da saúde, ao mesmo tempo que reforçamos nosso meticuloso padrão de qualidade”, completa.
Cuidados constantes – Desde o início da pandemia, o Grupo Opty tem trabalhado para proporcionar segurança a clientes e pacientes, implementando rígidos procedimentos, em ambientes que já são, habitualmente, geridos por boas práticas recomendadas por órgãos de saúde confiáveis nacional e internacionalmente. Entre os protocolos estabelecidos nas unidades do grupo estão a disponibilização de álcool gel 70%, higienização recorrente e rigorosa, o espaçamento dos horários nas agendas médicas, o distanciamento físico necessário entre cadeiras nos ambientes e o monitoramento das salas de espera e recepção, para não ultrapassarem a capacidade adequada de pessoas e, assim, evitar aglomerações.
Como a comunicação e a informação são partes importantes do processo, durante a pandemia, foram desenvolvidos diversos materiais, tais como vídeos, cartazes, eventos e cards online, para orientar o corpo clínico e funcionários do Grupo Opty em relação à Covid-19, assim como reforçar protocolos de higiene e segurança existentes.
Além de distribuição de máscaras e equipamentos de uso individual a todos os funcionários, o grupo também contratou a Assist Care, empresa da BSL, para monitorar os casos suspeitos e garantir o acompanhamento e orientações corretas aos colaboradores. Quem notifica sintomas da doença é direcionado imediatamente para a busca de atendimento médico e diagnóstico preciso. Todos os funcionários dos chamados grupos de risco estão afastados de suas atividades ou em home office. Além disso, preocupados também com a saúde mental dos colaboradores, foi disponibilizado suporte psicológico aos que necessitam de ajuda.