Crianças leem mais notícias e jogam menos online durante o isolamento
11 de junho de 2020 – Desde o início da pandemia do coronavírus, as crianças no mundo inteiro passaram a acompanhar mais notícias, usar com maior frequência as redes sociais e a jogar menos pelo computador. É o que revela o levantamento global Kids On Web (ou Crianças na Internet), realizado pela Kaspersky e que apurou as principais atividades das crianças quando estão online. Os dados são do Kaspersky Safe Kids ¹ e foram processados de forma anônima .
De acordo com os resultados, em janeiro – antes do início do surto nos países do Ocidente -, as crianças dedicavam, em média, 5% do seu tempo na internet à leitura de notícias, 22% aos fóruns e redes sociais e 15% aos jogos eletrônicos. Em março, quando muitos países já estavam em isolamento social, o tempo gasto pelos menores no acesso a notícias subiu para 7%, enquanto o período dedicado aos games caiu para 13% (índice que se manteve estável até o fim de maio). As redes sociais e os fóruns tiveram seu pico em abril, quando as crianças no mundo passaram 27% do seu tempo na internet nessas plataformas.
A análise da Kaspersky relaciona a mudança de comportamento dos jovens ao fato de o computador ter se tornado a sua principal ferramenta de estudo durante a pandemia. Com o fechamento das escolas, as aulas passaram a ser concedidas online e, consequentemente, as crianças estão usando mais a internet de casa para fazer as lições.
“O menor interesse em jogos em computadores pode ser explicado pelo aumento da necessidade de usá-los para outras atividades. Por exemplo, é mais fácil participar do processo educativo em computadores do que em dispositivos móveis. Nós observamos que, embora as crianças estejam passando grande parte de seu tempo em casa, elas usam os computadores sensatamente e não sentem necessidade de mergulhar nos games”, comenta Anna Larkina, especialista em análise de conteúdo web da Kaspersky .
A queda no interesse das crianças em jogos refere-se somente ao Windows, pois elas ainda estão mais propensas a jogar em computadores com esse sistema operacional do que em Macs. Provavelmente, isso ocorre porque a maioria dos jogos de computador são lançados para o Windows: por exemplo, nas mais conhecidas lojas de jogos on-line, como o Steam, há um volume bem menor de jogos disponíveis para macOS .