Curso Técnico em Florestas inicia aulas presenciais em Alagoinhas
No sábado (13), aconteceu, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente de Alagoinhas, a primeira aula presencial do curso Técnico em Florestas, uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com a Bracell e apoio da Prefeitura de Alagoinhas. Com duração de 2 anos, o curso terá 70% do conteúdo ministrado online e 30% presencial, com atividades práticas em diversas áreas da Bracell, como pesquisa, viveiros, silvicultura, colheita e logística. O curso conta com 30 alunos, entre moradores de comunidades rurais da região e colaboradores da Bracell.
“Essa parceria entre as três instituições busca oferecer mais uma oportunidade de educação de qualidade, com foco na formação técnica e no aumento das possibilidades de entrada no mercado de trabalho”, declara Marina Avellar, analista de Treinamento e Desenvolvimento da Bracell. De acordo com Marina, a organização curricular oferece o desenvolvimento de competências profissionais necessárias para participar do planejamento, executar e controlar os processos de produção florestal, considerando a legislação técnica, a de segurança do trabalho, a de meio ambiente, a responsabilidade social e os aspectos econômicos.
Dailson Lima, coordenador de Relações com Comunidades da Bracell, destaca que o processo seletivo deu oportunidade, principalmente, ao público jovem que reside em localidades rurais vizinhas aos plantios florestais da empresa. “Participaram do processo seletivo moradores de Narandiba, Portão, Colinas do Sol, Uruba, Pedra de Cima, Pedra de Baixo, Camboatá, Espinho, Ponto do Beiju e Tucum (Alagoinhas) e também de Bolandeira, Panelas e Pindobal de Catu (Catu)”.
“Minha expectativa com o curso é aprimorar meu aprendizado e habilidade nas atividades que exerço e me desenvolver, já que o curso amplia os horizontes de minha jornada profissional e pessoal”, afirma a aluna Laís Carvalho, 26 anos, auxiliar de Controle de Qualidade do Viveiro Quatis, no município de Entre Rios.
Foto: Divulgação