Delegação da Bahia participa da Conferência Nacional de Saúde, em Brasília
Desde o último domingo (2), a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) reúne mais de seis mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações, em Brasília. A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, e outros 180 membros que compõem a Delegação da Bahia, estão no local para participar dos debates e construir as políticas públicas que vão nortear as ações e decisões do Governo Federal para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesse ano, a Conferência tem como tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, e vem sendo considerada uma edição histórica, por conta da representatividade e defesa da democracia, além da retomada da participação popular e do diálogo.
Para a secretária Roberta Santana, o encontro simboliza uma unificação de ideias que vão promover o aperfeiçoamento do SUS e tornar o sistema ainda mais inclusivo e universal. “Em junho tivemos a 11ª Conferência Estadual de Saúde, realizada em Salvador. Hoje trazemos para Brasília essas ideias para serem debatidas em âmbito nacional, ouvindo outros estados e pensando em formas de melhorar esse sistema tão complexo e eficiente que é o SUS”, destacou Santana.
Etapa estadual
Em junho, ao longo de três dias de evento na Bahia, quatro eixos temáticos orientaram as atividades de 39 grupos de trabalho da 11ª Conferência Estadual de Saúde: A Bahia que temos. A Bahia que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes. Mais de oito mil propostas e sugestões para o fortalecimento do SUS foram apresentadas pelos delegados baianos, das quais 100 foram postas em votação.
A Conferência Nacional de Saúde segue até a próxima quarta-feira (5), ao todo, segundo o Ministério da Saúde, 4.048 pessoas de todos os estados do país foram eleitas delegadas para deliberar sobre 31 diretrizes e 329 propostas elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres. O resultado da etapa nacional será apresentado na plenária nacional para servirem de subsídio para o Plano Plurianual de 2024 – 2027.