Deputado Hassan homenageia Lafaiete Coutinho pelos 61 anos de emancipação
Através de moção de aplausos apresentada na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba) o deputado Hassan parabenizou o município de Lafaiete Coutinho, localizado no Vale do Jiquiriçá, pelos 61 anos de emancipação política, comemorados nessa segunda-feira (20). Com população estimada em 3.663 habitantes, o município é um dos mais prósperos da região, destacando-se pela atividade agropecuária, conforme lembrou o parlamentar. “A agropecuária é uma das principais atividades econômicas de Lafaiete Coutinho, que ocupa a terceira posição na Bahia, e o 21º lugar entre os municípios brasileiros em relação à aquicultura, conforme dados do IBGE”.
Hassan destaca em sua moção que é inegável os avanços no município, e afirma que “nesse momento de alegria por mais um ano de emancipação, é importante reconhecer o trabalho exercido pelo povo lafaietense em prol do desenvolvimento da cidade”, e parabeniza as lideranças locais, vereadores e população em geral, por meio do vice-prefeito Hélio Romão, e do vereador Cleiton Aguiar, presidente da Câmara Municipal.
O deputado frisou a relevância dos serviços prestados à comunidade lafaietense pelo amigo e ex-prefeito Zé Cocá, visto que a sua administração promoveu o fortalecimento sócioeconômico no município, que passou a ser referência pelos investimentos em saúde, educação e infraestrutura, destacando-se em gestão pública na região.
Relatando a história do município, Hassan lembra que Lafaiete Coutinho era anteriormente conhecido como Baixa Alegre, em face do caráter alegre e festeiro de seus moradores. Posteriormente, o nome foi alterado para Vila dos Três Morros (Morro Alto, da Cruz e do Sabino), devido a sua situação geográfica. Sua atual denominação é uma homenagem ao médico paraibano e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Bahia, Dr. Lafayette Coutinho de Albuquerque, que nasceu em 12 de dezembro de 1906 e ocupou, entre outras funções públicas, a de Secretário de Agricultura e Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia.
Foto: Divulgação