Deputado Hilton Coelho (PSOL) questiona reabertura de shoppings em Salvador
Em relação ao anúncio do prefeito ACM Neto de reabertura dos shoppings de Salvador diante de um percentual de ocupação de leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes com a Covid-19 se manter em 75%, o deputado Hilton Coelho (PSOL) afirmou que “o compromisso dos poderes públicos deve ser com a vida humana deve ser maior que o lucro e tomamos com estranhamento a anunciada reabertura. A estratégia utilizada pelo prefeito ACM Neto para viabilizar a abertura do comércio na cidade de Salvador nada mais é que a manipulação de dados que não condizem com a realidade e muito menos demonstra que a contaminação está diminuindo”.
O parlamentar também questiona a estabilização da contaminação por Coronavírus em Salvador. “Se a doença estivesse estabilizada em nossa capital, o correto seria desmobilizar os leitos de forma progressiva, o que vemos, porém, é o aumento de instalações de UTI’s, abrindo dezenas todas as semanas. Essa amostragem não indica diminuição nos casos e sim ampliação do número de leitos. Queremos que se efetue uma testagem em massa da população, única forma confiável de se garantir que a contaminação diminuiu. A Prefeitura de Salvador, o Governo do Estado e a União devem fazê-la o mais rápido possível e nada justifica o adiamento desta medida”.
Para o legislador “é fundamental uma ação governamental nos bairros, em especial os periféricos para que se resolvam os problemas estruturais com a falta de água, acesso ao álcool gel, combate à proliferação de dengue, zika, chikungunya e também uma ação especial nas ilhas, em especial na Ilha de Maré onde falta acesso à saúde e diversos outros problemas. Não podem ser esquecidas as ações sociais nos bairros populares com aumento na distribuição de cestas básicas, por exemplo, para permitir isolamento social eficiente. Defendemos a vida e o direito a um tratamento digno a quem for contaminado. Não devemos ceder às pressões do empresariado que prefere colocar a vida da população em risco a ver o seu lucro diminuir”, conclui Hilton Coelho.