Municípios

Diálogo e reflexão marcam primeiro Seminário de Políticas Territoriais na Bahia

Nesta segunda-feira (19/02) teve início, no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em Salvador, o 1º Seminário Estadual de Políticas Territoriais para o Desenvolvimento Territorial na Bahia, um evento organizado pela Coordenação Estadual dos Territórios (CET-BA), em parceria com a Superintendência do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar na Bahia (MDA-BA).

O objetivo do seminário, que segue até esta terça-feira (20/02), é proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre questões pertinentes às políticas territoriais para o desenvolvimento rural, reunindo profissionais, gestores públicos, representantes de consórcios públicos e dos 27 Colegiados Territoriais da Bahia e interessados na promoção do desenvolvimento territorial.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, esteve presente e destacou a importância do evento para a organização das políticas públicas nos 27 territórios. “Estamos aqui para organizar ainda melhor as políticas públicas. A CAR tem grandes projetos em execução e outros serão iniciados. Viemos aqui não só discutir esses projetos, mas também escutar o que precisamos melhorar enquanto eficiência da política pública. Levar política pública de forma qualificada é a nossa missão”.

O Superintendente Estadual de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Erisvaldo Ferreira (Tytta), ressaltou a importância de consolidar as políticas existentes nos territórios de identidade e criar novos instrumentos para garantir a eficácia das ações no estado. “O objetivo é respeitar a diversidade de cada território e adaptar as políticas federais, demonstrando um compromisso em atender às necessidades específicas de cada região”.

Já a Coordenação Estadual dos Territórios da Bahia (CET), representada por Eleneide Alves, enfatizou o desafio de promover o desenvolvimento territorial e a participação social. “Queremos entender e promover o desenvolvimento territorial. O seminário é uma oportunidade valiosa para reunir as demandas das instâncias territoriais e viabilizar a participação social dentro do Ministério”.

O evento conta com mesas redondas e tem como meta elaborar diretrizes para o desenvolvimento rural na Bahia, com base na abordagem territorial, a fim de encaminhá-las para o encontro nacional, a ser realizado pelo MDA e voltado para o fortalecimento das políticas públicas nos territórios. As demandas apresentadas, desde agroindústria até a inclusão de jovens e mulheres, refletem um compromisso em melhorar continuamente o processo de desenvolvimento territorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *