DPT inicia vistorias de trios elétricos e minitrios para o Furdunço, Fuzuê e Carnaval

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) iniciou, na manhã desta segunda-feira (26), as vistorias dos trios elétricos e minitrios que irão atuar nos festejos do Furdunço, Fuzuê e Carnaval de Salvador. A ação acontece no Parque de Exposições da capital baiana e segue no período de 26 de janeiro a 11 de fevereiro, das 8h às 17h.
Coordenada pela área de Engenharia Legal, a atividade tem como objetivo verificar as condições de segurança dos veículos, por meio da avaliação de itens essenciais, como sistemas de freios, direção, suspensão, estabilidade geral e estado dos pneus, assegurando que os trios estejam aptos a circular durante os festejos.
De acordo com o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica, Osvaldo Silva, o trabalho preventivo é fundamental para garantir a tranquilidade do público.
“Essa vistoria é uma etapa essencial para assegurar que os veículos estejam em condições adequadas de circulação. Nosso compromisso é contribuir para uma festa segura, protegendo tanto os participantes quanto os profissionais envolvidos nos eventos”, destacou.
O coordenador de Engenharia Legal do Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto (ICAP), Joel Santos, explicou que a análise é criteriosa e realizada por uma equipe especializada.
“Os veículos passam por uma avaliação técnica detalhada, realizada por peritos criminais e profissionais da área mecânica. Cada item é verificado para reduzir riscos e garantir a segurança estrutural e operacional dos trios elétricos e minitrios”, afirmou.
Além do DPT, a vistoria conta com a atuação integrada de outros órgãos da administração pública.
Este ano, o DPT também passou a exigir a apresentação do projeto elétrico dos veículos, com destaque para as medidas de proteção previstas em normas técnicas específicas.
Com essa iniciativa, a Polícia Científica reforça o trabalho preventivo e integrado voltado à segurança da maior festa popular do estado, contribuindo para a realização de um Carnaval seguro para todos.
Foto: Divulgação
