Em reunião com a diretoria da Acrioeste, Tito afirma que vai fazer o novo Parque de Exposições de Barreiras
Encontro aconteceu na sede da entidade, nesta terça-feira (03/09), e contou com a participação do candidato a vice-prefeito Emerson (Avante)
O candidato a prefeito de Barreiras Tito (PT) afirmou que fará o novo Parque de Exposições do município, durante encontro com a diretoria da Associação Baiana de Pecuária (Acrioeste). O encontro aconteceu nesta terça-feira (03/09), na sede da entidade, contou com a participação do candidato a vice-prefeito Emerson (Avante). Os candidatos foram recebidos pelo presidente da Acrioeste, Wagner Pamplona e outros diretores da associação que representa a pecuária na região e está fazendo encontros com todos os candidatos a prefeito. Tito também recebeu da diretoria da Acrioeste um documento com as demandas da entidadeEntre os objetivos dos encontros está a apresentação das dificuldades que o segmento da proteína animal no vale tem enfrentado desde o ano de 2021, após a mudança de finalidade das atividades, até então, que ocorriam no Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha, que foi extinto e deixou de ter o foco na promoção de negócios e passará a atender apenas as áreas de lazer e entretenimento.
Entre as sugestões da Acrioeste para quem for assumir os rumos da cidade está a criação de um novo Parque Regional Multiuso Cultural, Tecnológico e Inovação, Feiras e Exposições com estrutura capaz de abranger e abrigar todas as atividades socioeconômicas, abrangendo o comércio, serviços, ciência, tecnologia, pecuária e agricultura.
Recuperar a tradição
A proposta de Tito converge com a sugestão da Acrioeste, e tem objetivo de recuperar a tradição, dinamizar a cultura, a pecuária, o turismo e a economia local com a recriação do Parque de Exposições do Município. “A exposição agropecuária de Barreiras era tradicional em nosso município e fazia parte da história da vida dos barreirenses. Uma marca conhecida em toda a Bahia, movimentava o comércio, valorizava nossa cultura e fomentava o turismo regional, com realização de leilões, exposição de máquinas, veículos, shows, praças de alimentação com restaurantes e barraqueiros, além do parque de diversões” relembrou Tito.
De acordo com Wagner Pamplona, o parque é muito importante pelo seu simbolismo, e pode abrigar diversos segmentos, trazendo a inovação para os setores produtivos. “produzimos com preocupação com a sustentabilidade, queremos colaborar com o poder público, pois Barreiras tem que assumir sua liderança na região oeste, pois a cidade, como polo logístico agrega todos os segmentos econômicos”, afirmou Pamplona
Tecnologia, inovação e capacitação
Para Emerson a retomada do parque de exposições, além de resgatar uma antiga tradição barreirense, será importante para fomentar a agropecuária da cidade e região. “Nossa proposta é termos um espaço ativo com vários eventos científicos, tecnológicos e cultural durante todo ano. Em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, iremos desenvolver um Parque Tecnológico em Barreiras e com a Confederação Nacional da Agricultura, a criação do Centro de Excelência Lavoura/ Pecuária potencializando nossas vocações econômicas”. disse Emerson.