Embriagado e com CNH vencida, motorista acaba preso na BR 101 em Eunápolis
Na noite desta sexta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou o condutor de um veículo transitando alcoolizado na rodovia. A ação ocorreu por volta das 22h, quando os policiais fiscalizavam na altura do quilômetro 718 da BR 101, trecho do município Eunápolis, no extremo sul baiano.
Equipe da PRF deu ordem de parada a GM/ Celta para uma fiscalização detalhada. Ao se aproximar do condutor, os agentes perceberam um forte odor de bebida alcoólica, bem como sinais visíveis que encontrava-se sob efeito de álcool como dificuldade no equilíbrio, olhos vermelhos e fala alterada.
O homem de 47 anos que estava com a CNH vencida, foi submetido ao teste com etilômetro (bafômetro), cujo resultado aferiu 1,05 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões), comprovando a embriaguez.
O teste no aparelho apresentou índice 3 vezes maior do valor considerado como crime que é de 0,34 mgL.
Ele foi preso em fragrante pelo crime, em tese, de embriaguez na direção, previsto no art. 306 da Lei nº 9.503/97 – CTB). Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e apresentado à autoridade policial de plantão. As multas aplicadas nesta ocorrência somaram-se mais de 3.000 reais.
Além de detenção por crime de trânsito, a multa por alcoolemia custa R$ 2.934,70, valor que é duplicado em caso de reincidência. Ademais, ocorre a penalidade administrativa que suspende ou proíbe o motorista de obter a habilitação ou permissão para dirigir veículo automotor por um período de 12 meses.
Com informações da Agência da PRF/BA