Empreendedorismo amador coloca em risco pequenos negócios
No ano passado o Brasil registrou um boom de micro e pequenos empreendedores. Foram mais de 300 mil aberturas de cadastros para microempreendedores individuais (MEIs), segundo pesquisa da Serasa Experian. Mas a falta de profissionalismo e acesso a conhecimentos e habilidades específicas pode colocar esses pequenos negócios em risco, fazendo com que muitos venham a fechar.
“A sobrevivência de um negócio está diretamente ligada ao conhecimento que é empregado nele. O empreendedor geralmente começa por necessidade ou pela realização de um sonho, contudo, para que o negócio não vire um pesadelo e dê lucro, ele precisa sair do amadorismo e adquirir conhecimentos e habilidades específicas que vão levar o pequeno negócio a crescer”, explica a administradora e especialista em gestão de pequenos negócios Flávia Paixão.
A falta de conhecimento em gestão financeira está entre os principais fatores que podem levar um negócio a fechar, muitos no primeiro ano de abertura. Porém a longevidade de uma micro ou pequena empresa também está associada a aplicação de conhecimentos em estratégias de marketing, liderança, técnicas de vendas, operação de fluxo de caixa, entre outros.
“Aprender novas habilidades é de extrema importância, porém o excesso de informações e a falta de direcionamento deixa o empreendedor perdido, sem saber por onde começar. Com as ferramentas e profissionais corretos é possível sair do amadorismo e gerir o negócio com mais profissionalismo, fazendo com que o seu investimento seja sólido e te traga retorno por muito mais anos”, afirma a administradora.
Flávia Paixão ainda reforça que o ato de empreender é desafiador e no Brasil mais desafiador ainda. Para ela, não existe outra forma a não ser se capacitando e se preparando para as oportunidades e desafios.
Quem é Flávia Paixão
Formada em administração, Flávia Paixão possui especialização em Gerenciamento de Projetos pelo The Institute of Commercial Management, na Inglaterra, e MBA em Marketing Digital, Gestão de Negócios e Empreendedorismo pelo Instituto Brasileiro de Ensino Superior.
A empresária e administradora também fundou o projeto Empreender Com Paixão, com o objetivo de levar conhecimento especializado para empreendedores e reduzir o amadorismo no empreendedorismo no Brasil.
Como embaixadora da Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários, ela incentiva e auxilia os empreendedores através de palestras, do site empreendercompaixao.com.br e dos seus perfis no Instagram: @flaviapaixaooficial e Youtube: Empreender Com Paixão.
Crédito: Soraia Carvalho