Variedades

Empresas de cursos livres estão apreensivos com crise do covid19

Por Alessandra Nascimento 
E-mail: anconsultoriaegestao@gmail.com
Os estabelecimentos que atuam com cursos livres no estado da Bahia estão apreensivos com as medidas restritivas do covid-19. O setor tem contabilizado perdas financeiras e cancelamentos de matrículas.
Segundo Elyane Cancio Khayam, diretora pedagógica de uma instituição, as medidas têm gerado aumento nas solicitações de desmatriculas. “Estamos sentindo os impactos das medidas de maneira bastante severa. Muitos alunos cancelaram suas inscrições e também tivemos abandono de curso. Se continuarmos assim vamos ter sérios problemas para continuarmos nosso trabalho. Outras empresas do setor tem se manifestado sobre o mesmo problema” , revela.

Brasileiros não querem se endividar e acreditam em recuperação

Uma pesquisa feita pela Federação Brasileira de Bancos aponta que 84% dos brasileiros que possuem conta bancária não querem se endividar na aquisição de veículos ou imóveis. A mesma pesquisa revelou que a metade dos brasileiros com conta bancária acredita que se recuperará financeiramente dos estragos do novo coronavírus em até um ano.

Governo reajusta preços das culturas de verão e produtos regionais

O Governo brasileiro reajustou os preços mínimos para as safras de verão, inclusive sementes, para a temporada 2020/2021 e dos produtos das regiões Norte e Nordeste da safra 2021. O reajuste médio foi de 8,24%. Os preços mínimos têm como base os custos variáveis de produção das lavouras.

O algodão ficou em 12,43%, o arroz (no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina) teve reajuste de 3,8%; O feijão de cores alta, 1,37%; feijão preto, 9,6%; leite, 4,85%; soja, 4,55% e as correções para o milho variam de 4,12% para os estados que integram o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) a 13,97% para o Norte e Nordeste. O reajuste do milho em Mato Grosso, maior estado produtor, alcançou 13,01%.

BNB seleciona 17 projetos de pesquisa e inovação para combate ao covid-19

O Banco do Nordeste selecionou 17 projetos de pesquisa e inovação que propõem soluções de combate ao novo coronavírus (Covid-19) e para os quais serão destinados R$ 5 milhões. Os projetos selecionados participaram de edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), lançado pelo Banco do Nordeste com objetivo de apoiar a pesquisa e inovação em ambiente produtivo para o combate à pandemia e aos seus efeitos sobre o sistema de saúde, de bem-estar social e produtivo.

Sancionada lei do Regime Jurídico Emergencial e Transitório durante a pandemia

Já está em vigor a Lei nº 14.010/2020, que trata do Regime Jurídico Emergencial e Transitório das relações jurídicas de Direito Privado (RJET). A vigência é durante o período da pandemia. Segundo o advogado Vicente Cony Jr., do escritório Brandão & Tourinho Dantas Advogados, a lei determina um período de tempo iniciado em 20 de março deste ano. ” Os efeitos jurídicos do comando legislativo aplicam-se apenas aos fatos ocorridos após esta data”, alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *