Entidades de servidores assinam documento solicitando reunião a governador sobre recomposição salarial
Houve uma nova reunião de entidades representativas dos servidores públicos estaduais, na quarta-feira, 6 de outubro. O encontro foi sediado na AFPEB – Associação dos Servidores Públicos do Estado da Bahia, no Centro de Salvador. Na ocasião, representantes de diversas categorias assinaram documento solicitando audiência com o governador, a respeito da defasagem salarial enfrentada pela categoria, que está há sete anos sem recomposição salarial.
Na abertura da reunião, a vice-presidente da AFPEB, Diana Simões, apresentou a contextualização das perdas no poder aquisitivo dos servidores. “Neste período, sem atualização, os trabalhadores do Estado já acumulam mais de 37% de perdas. Enquanto isso, há serviços essenciais que dobraram de custo. Neste cenário, está muito difícil para o servidor público sobreviver”, afirma a dirigente.
O presidente da AFPEB, Carlos Kruschewsky, lembrou que os servidores estão vivendo uma situação irregular criada pelo Estado Bahia, sem o cumprimento da data base da categoria, que deveria ocorrer em janeiro. Outras ações, estão sendo organizadas pelo conjunto de entidades de servidores.
Subscreveram a solicitação de audiência com o Governador a AFEB, ATEBA, ASPOC, ASBAC, FETRAB, AJUPROF, ASFATE, ASFI, IPAC, SINDETRAN, SUP, ASDERBA, SINTAJ-BA, FUNDAC, AFPEB, entre outras entidades de servidores públicos da Bahia.