Esportes

Enxadristas baianos disputam Campeonato Brasileiro de Xadrez em Recife com passagens aéreas concedidas pela Sudesb

Quatro atletas baianos do xadrez vão disputar o Campeonato Brasileiro de Xadrez 2022, que compreende à 88ª edição do absoluto e à 61ª edição da categoria feminina, no Hotel Jangadeiro, na Boa Viagem, em Recife, entre os dias 15 e 23 deste mês. A competição vale pela Liga Brasileira de Xadrez (LBX) e faz parte do ciclo olímpico para garantir uma vaga para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), que concedeu as passagens aéreas, Luciano Zallio, 40, Enzo Ferreira, 20, Emanuelle Oliveira, 18, e Benício Bulhões, 13, já se encontram na capital pernambucana. O torneio tem 11 rodadas ao todo, tendo sido realizada a primeira na quinta-feira, 15, e a segunda nesta sexta-feira, 16.

A equipe baiana busca se destacar. É o que espera Luciano, atleta e presidente da Federação Baiana de Xadrez (FBX): “A expectativa é que façamos um excelente torneio e consigamos a melhor experiência possível, construindo mais rates (pontuações que interferem na classificação dos enxadristas)”.

Luciano atualmente se encontra como top 3 do estado, já tendo sido tetracampeão baiano na sua trajetória esportiva. Além dele, a delegação ainda possui Enzo, que é considerado a revelação do ano. Ele tem chegado às primeiras colocações dos torneios estaduais e, até, nacionais, com o mais recente sendo a última etapa brasileira em Maceió, e está ranqueado como terceiro colocado brasileiro na categoria sub-20.

Fechando os participantes baianos na categoria absoluto, Benício, o jovem talento do xadrez no estado e atual campeão baiano sub-12, é um dos que esperam adquirir mais experiência. Já Emanuelle, a atual campeã baiana e 2º lugar nacional da categoria sub-18 feminina, é a única representante baiana na sua categoria.

“Esse apoio da Sudesb está sendo de suma importância para conquistarmos nossos objetivos. Essa é uma competição difícil com cerca de 130 competidores de todo o país. Nem todos os estados apoiam seus atletas de xadrez para que possam viajar e competir contra os melhores do Brasil. A parceria da FBX com a Sudesb é diferenciada comparada com as outras federações e seus respectivos governos estaduais. Nós ficamos muito agradecidos e motivados a sempre buscar melhores resultados”, complementa Luciano.

Ascom Sudesb 

Maurício Viana, estagiário 

16.12.2022 

Foto: Ascom Sudesb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *