Salvador

.Escritora baiana, Eliana Oubiña, lança livro no MAM dia 24, às 15.30

O lançamento deste domingo (24) acontece no Mês da Diversidade, com as participações especiais de performances artísticas do Instituto de Cegos da Bahia e da Companhia do Movimento de Sinha Guimarães – mulher com deficiência

A escritora baiana e deficiente auditiva, Eliana Oubiña, lança o seu último livro, ‘Os Sons da Esperança’ no dia 24 (setembro/2023), às 15:30h, no Pátio da Mangueira do Museu de Arte Moderna (MAM Bahia, Avenida Contorno, s/nº, Solar do Unhão), com acesso gratuito e que dispõe de estacionamento para motos e veículos-passeio. O lançamento integra a ‘17ª Primavera de Museus’, evento nacional que reúne centenas de espaços museológicos em todo o país, com o tema deste ano priorizando a inclusão e a diversidade. Na Bahia, a programação inclui diversas atrações de/para pessoas com deficiência (PcD).

Durante o lançamento do livro, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB @institutodecegosdabahia) fará uma apresentação especial com o seu grupo musical, e a Companhia do Movimento de Sinha Guimarães – mulher com deficiência (@ciasinhaguimaraes) – também fará performance de dança. E ainda, a ‘Cantinho da Mamãe’ que apresentará um ponto de partida da obra literária de Eliana através de experiências sensórias e lúdicas. O evento tem apoio do Café e Cine MAM do Circuito Saladearte.

SILÊNCIO e EDITORA – Este é o terceiro livro da escritora Eliana Oubiña, uma soteropolitana com deficiência auditiva adquirida na infância. A partir dessa experiência, começou a esboçar seus primeiros rascunhos. Ali encontrou sua voz, através da escrita, percebendo o quanto o mundo pode ser mágico. A nova publicação é uma história sensível, regada a silêncios, sentimentos e novos caminhos. Eliana começou a escrever em seu diário pessoal. “Eu falo da perda de um dos sentidos humanos (audição), do autoconhecimento, da autodescoberta e da superação”, diz Eliana Oubiña. Segundo ela, outra característica interessante é que a ilustração de Ana Monteiro “conversa com o texto”. Para Eliana, “o silenciar aqui significa acolher, se conhecer e uma situação que nos faz também ‘ouvir’ a nossa intuição”.

A esperança sempre acompanhou Eliana que nunca desistiu dos seus sonhos, apesar das turbulências e enfrentamentos. O livro ‘Os Sons da Esperança’ nasceu da autoaceitação de ser diferente e da necessidade de dar força às palavras a partir do silêncio, permitindo encontrar outros caminhos. A escritora publicou seu primeiro livro ‘Xiii…O que era mesmo?’ e logo depois fundou a Editora Pé de Pitanga. Depois foi a vez de outra publicação o ‘Animatrópole’. Desde então, não parou de criar histórias inspiradas em fatos reais e inventadas. Para saber mais de Eliana e a editora, siga @liuoubina e @editorapedepitanga no instagram.

MISSÃO – O livro ‘Os Sons da Esperança’ tem autoria de Eliana Oubiña, ilustrações de Ana Dias Monteiro, editorial de Ana Leme e Eliana Oubiña, revisão de Micheline Chahoud, além da capa, projeto gráfico e diagramação de Juliana Freitas. A Pé de Pitanga nasceu com o propósito de fazer um trabalho personalizado e único para cada cliente. A missão é desenvolver projetos significativos na construção de uma comunidade mais colaborativa e inclusiva para abrir espaço ao diálogo, à reflexão e ao lúdico.

Já ilustradora Ana Dias decidiu que queria ser escritora aos 13 anos, escreveu seu primeiro livro com 14 e outro com 18, que chamou de ‘O silêncio das palavras’. Estudou aquarela com Michinori Inagaki, pintor japonês que lhe ensinou também a arte dos haikais, os poemas japoneses. Descobriu nas cores e nos traços de ilustradora, uma outra linguagem, tão profunda e bela como as palavras. O MAM fica na Avenida Contorno, s/nº, Solar do Unhão, Comércio. Mais informações: (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h).

SERVIÇO:

O quê: LANÇAMENTO do livro ‘Os Sons da Esperança’ de Eliana Oubiña

Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (Avenida Contorno, s/nº, Solar do Unhão, Comércio, 71 31176132 e 31176139 de segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h)

Quando: DOMINGO, dia 24.09, às 15:30h

Entrada GRATUITA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *