Especialista orienta população sobre a prevenção do câncer de próstata
Neste Novembro Azul, mês de mobilização para os cuidados com a saúde masculina, o médico urologista da rede municipal de saúde Marcos Boaventura faz algumas recomendações para a prevenção e cuidados com o câncer de próstata. No Brasil, cerca de 68 mil pessoas são diagnosticadas com a doença todos os anos.
O urologista explica que o câncer de próstata é uma doença silenciosa e geralmente não apresenta sintomas na fase inicial. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Por isso, é fundamental que homens com idade a partir de 45 e 50 anos façam anualmente os exames para a detecção da doença, que são o toque retal e a dosagem de PSA, esse último feito por meio de exame de sangue.
Homens com fatores de risco devem começar a fazer os exames de rotina aos 45 anos e os demais aos 50 anos. Os fatores de risco são: histórico da doença em parentes de primeiro grau, pai ou irmão, obesidade e a descendência africana. O toque retal é um exame físico feito durante a consulta com o urologista e está disponível nas unidades de saúde do município. A dosagem de PSA é um exame laboratorial feito em qualquer laboratório da rede. O câncer de próstata tem grandes chances de cura quando descoberto precocemente.
“O toque retal é um exame clínico e é a melhor forma de triagem e de rastreio do câncer de próstata. Às vezes, o preço a pagar pelo preconceito com um exame tão simples e tão bobo é a própria vida ou ter uma qualidade de vida muito ruim, caso haja um diagnóstico tardio da doença. Por isso, é preciso vencer o preconceito e se cuidar” orienta Boaventura.