Estradas vicinais de Itaquara, danificadas pelas fortes chuvas que ocorreram no município, no mês de dezembro de 2021, serão recuperadas. O convênio para a realização das obras foi celebrado, nesta quinta-feira (13), entre o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Prefeitura.
Serão destinados R$80 mil para a locação de patroladora, caçamba e retroescavadeira e também na aquisição de combustíveis. O objetivo é restaurar a trafegabilidade e o escoamento da produção agropecuária das principais rotas produtivas do município, que está com decreto emergencial.
No município de Itaquara, dos 586 estabelecimentos rurais, 500 são da agricultura familiar, ou seja 85% do total, com destaque para a produção de leite, da mandioca e da fruticultura. Com as fortes chuvas ocorridas, as vias de acesso aos estabelecimentos rurais foram danificadas, em alguns casos estão totalmente intransitáveis, sendo necessário o restabelecimento imediato.
O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, explica que a ação da SDR vai contemplar, inicialmente, 177 municípios que estão com decreto de emergência. “São municípios que estão com a zona rural muito afetada, pela grave questão das chuvas e com bastante dificuldade de trafegabilidade. Então, o nosso objetivo maior é possibilitar o retorno dessa acessibilidade aos locais, para que o agricultor e a agricultora familiar possa levar a sua produção para a cidade e trazer seus insumos e, assim, sucessivamente. Ou seja, entra alimento, sai alimento. Entra insumo, sai insumo”.
O investimento foi anunciado pelo governador Rui Costa, que também autorizou a reforma do mercado municipal e do novo mercado de carne e tambem realizou a entrega, ao município de Itaquara, de 50 barracas de Feira e 50 kits feirantes, por meio de contrato de doação. As iniciativas fazem parte da Campanha Viva Feira da SDR/CAR, que trata da execução de ações de combate à proliferação da Covid-19, por meio do apoio à manutenção das feiras livres municipais.