Municípios

Estudantes e professor de Camaçari são selecionados para intercâmbio cultural em Portugal

Cinco representantes da rede pública de ensino de Camaçari — quatro estudantes e um professor — acabam de garantir um lugar em uma jornada transformadora rumo à Europa! O grupo foi convocado para participar do intercâmbio cultural do projeto “Era Uma Vez… Brasil”, que em sua 9ª edição levará mais de 120 alunos e professores brasileiros a Portugal em novembro. 

Os nomes foram anunciados na última terça-feira (26), durante evento realizado no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari, quando também foram lançados um livro de histórias em quadrinhos e seis curtas-metragens produzidos pelos próprios estudantes. O evento contou com a participação de estudantes e professores da rede municipal de ensino e de representantes da Secretaria de Educação do município. 

Em novembro, o grupo embarcará com destino a Lisboa para viver uma intensa imersão sociocultural durante 10 dias. Além de conhecer museus e monumentos históricos que narram conexões profundas entre Brasil e Portugal, o grupo visitará escolas portuguesas e trocará experiências com estudantes locais. A iniciativa não é apenas uma viagem internacional, mas o ápice de um processo pedagógico que, ao longo de 2025, percorre quatro etapas e convida alunos e professores a refletirem criticamente sobre a formação da identidade brasileira.

Com o tema “Quem conta a nossa história? A participação indígena e afro-brasileira na formação do Brasil”, a nova edição propõe um olhar mais inclusivo e plural sobre o passado, questionando as narrativas oficiais que historicamente silenciaram ou marginalizaram contribuições fundamentais desses povos. O projeto atua diretamente nas salas de aula do 8º ano, com uma abordagem que articula pesquisa histórica, produção artística e vivências culturais. 

Realizada pela Origem Produções, a iniciativa desenvolve, desde março, uma jornada de conhecimento com atividades que acompanham todo o ano letivo das escolas municipais, impactando alunos e professores. A edição deste ano mobilizou na Bahia 1.966 estudantes e 106 professores de 97 escolas municipais em Camaçari, Mata de São João, Salvador e Jacobina. 

Para viabilizar atividades durante todo o ano letivo, a iniciativa conta com parcerias importantes das Secretarias Municipais de Educação das cidades participantes e patrocínio de Grupo Moura, Jacobina Mineração Pan American Silver, Lwart Soluções Ambientais, RTE Rodonaves, Rocha e Zilor Energia e Alimentos. O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

INTERCAMBISTAS

Os jovens selecionados conquistaram a vaga a partir de um processo educativo que envolveu produção de HQs e participação em oficinas durante a etapa imersiva “Campus de Arte-Educação”, onde também criaram curtas-metragens abordando temáticas ligadas à ancestralidade, identidade e resistência. O livro lançado reúne as 100 melhores histórias em quadrinhos produzidas nos 14 municípios participantes — de quatro estados brasileiros: Bahia, Pernambuco, São Paulo e Paraná — e será distribuído em bibliotecas do Brasil e de Portugal.

CONFIRA OS NOMES DOS INTERCAMBISTAS DE MATA DE SÃO JOÃO

Professor: Edson Santos Ferreira da Silva (Centro Educacional Maria Quitéria)

Estudantes:

Gabriel Cruz de Oliveira (Centro Educacional Barra do Pojuca)

Flávia Alessandra Santos Ferreira (Centro Educacional Reitor Edgar Santos)

Welber Henrique de Jesus Santos (EM Parque Verde)

Pedro Lukas Alves de Campos (EM Professora Lidia Coelho Pinto)

FOTO: Juliano Sarraf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *