NoticiandoVariedades

Eurypedes Pamplona: Um herói da Segunda Guerra Mundial despede-se aos 104 anos

No último domingo (2), Salvador se despediu de um de seus heróis mais longevos. Eurypedes Pamplona, ex-combatente baiano da Segunda Guerra Mundial, faleceu aos 104 anos de idade. O veterano, que fez parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e lutou bravamente na Itália, deixa um legado de coragem e patriotismo.

Eurypedes Pamplona nasceu em 1918 e dedicou parte significativa de sua vida ao serviço militar. Como pracinha da FEB, ele participou de importantes batalhas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, contribuindo para a vitória dos Aliados contra as forças do Eixo. Sua trajetória foi marcada por bravura e determinação, características que lhe renderam diversas homenagens ao longo dos anos.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) de Barreiras, onde Pamplona residia, ele foi homenageado inúmeras vezes em cerimônias militares. Um dos momentos mais marcantes de sua vida foi a participação anual na parada cívico-militar do 7 de setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil. Sua presença era sempre um destaque, simbolizando a resistência e o espírito de luta do povo brasileiro.

A história de Eurypedes Pamplona foi imortalizada no livro “Tiro, Guerra e Mato”, escrito pelo policial militar João Paulo Pinheiro Lima Primeiro. A obra narra as experiências e desafios enfrentados pelo veterano durante a guerra, oferecendo um valioso registro histórico para as futuras gerações.

Eurypedes Pamplona faleceu de causas naturais, atribuídas à sua idade avançada. Ele completaria 105 anos no próximo dia 10 de junho. O veterano deixa uma família que inclui sua esposa, dois filhos, cinco netos e dois bisnetos, que agora carregam consigo o orgulho de sua herança.

O corpo de Pamplona foi transportado para Barreiras, onde será velado nesta segunda-feira (3) no Memorial Senhor do Bonfim. O sepultamento está marcado para terça-feira (4), às 9h, no Cemitério São João Batista.

A morte de Eurypedes Pamplona representa a perda de um dos últimos representantes de uma geração que viveu e lutou em um dos períodos mais turbulentos da história mundial. Sua vida e legado são um exemplo de patriotismo e dedicação ao país, inspirando todos aqueles que conhecem sua história.

Foto: Arquivo Pessoal da família 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *