Salvador

Evento debateu a transversalidade do SUS com a capital e os municípios da Região Metropolitana de Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) sediou mais um encontro da Comissão de Intergestores Regional (CIR), na manhã desta quinta-feira (25) no Hospital Municipal (HMS), no bairro da Boca da Mata. O evento debateu a transversalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) com a capital e os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Entre as pautas abordadas estão a expansão dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) na região Leste com a implantação de serviço de caráter regional, visando a ampliação da capacidade de atendimento aos usuários, nos 10 municípios que integram a região de saúde; discussão quanto aos informes epidemiológicos acerca da Tuberculose e Hanseniase, com enfoque na qualificação do processo de investigação diagnóstica, notificação oportuna e tratamento.
A vice-prefeita, titular da SMS e anfitriã do evento, Ana Paula Matos destaca a importância desse espaço colegiado para consolidar as diretrizes do Sistema Único de Saúde, fortalecendo as bases para prestação de um serviço cada vez mais coeso e resolutivo aos usuários. “Entendemos a importância de Salvador no contexto de retaguarda e facilitador de acesso a consultas e exames. Hoje, pudemos apresentar para vocês o Hospital Municipal, que é o equipamento mais bem avaliado da rede municipal da saúde, inclusive, com acreditação nível máximo, reforçando que é possível ofertar um acolhimento de qualidade e humanizado para cuidar de quem mais precisa”.
Participaram do evento, os membros da CIR representantes das secretarias da Saúde de Candeias, Madre de Deus, Saubara, São Sebastião do Passé, Itaparica e Vera Cruz, além dos membros que representam a esfera estadual (SESAB) e do apoio institucional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).
Saiba o que é a CIR:

A Comissão Intergestores Regional – CIR é uma instância de cogestão no espaço regional com o objetivo de constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o estado para constituição de rede regionalizada, pactuando de forma consensual a definição das regras da gestão.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *