NoticiandoVariedades

Evento internacional sobre cura, ancestralidade e futuro da comunidade negra terá participação de artistas baianos

O evento: Uma Jornada Com Três Homens Pretos – Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso, que será realizado em Salvador, nos dias 01 e 02 de setembro de 2023, contará com a participação de quatro artistas baianos de diferentes áreas culturais. Estarão no encontro a dançarina, coreógrafa, pesquisadora e professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Marilza Oliveira; o cantor e compositor Dão Black; o poeta Lucas de Matos e o grafiteiro Marcos Costa.

 O encontro internacional contará com a presença do professor e filósofo, Bayo Akomolafe, do mestre em Pensamento Sistêmico, Orland Bishop, e do escritor e terapeuta, Resmaa Menaken, e promoverá uma série de vivências sobre cura, ancestralidade e o futuro da comunidade negra.

Para o cantor e compositor Dão Black esse evento representa uma abertura ao autocuidado e ao conhecimento para fortalecer esse pertencimento sobre a origem africana da comunidade negra. “Somos filhos de África e a cura será a grande saída para todos os seres humanos, sobretudo, para nós, pessoas negras. Porque afirmo isso? Historicamente, ainda carregamos um fardo de sofrimento mesmo contribuindo com a sociedade dia após dia com o nosso legado ancestral seja no campo da culinária, na construção civil, seja dentro dos hospitais. Essas dores são passadas de pai para filho, um espelho que se reflete numa hereditariedade que não nos faz bem”, observa.

A dançarina e coreógrafa, Marilza Oliveira, inspirada na história do Orixá Ossain, que é o guardião das folhas sagradas e milagrosas, vai propor vivências corporais conduzidas pela arte da dança, nomeada por ela de CorpOrixá, durante o evento. “Sou mulher preta, itaparicana, candomblecista, artista da Dança e estarei participando desta intensa e potente jornada movida pela força da ancestralidade negra, juntamente com outras pessoas artistas. Como mulher preta, participante de um encontro proposto, especialmente, para homens pretos, historicamente forjados pelo sistema estruturante branco, regido pelo patriarcado, machismo e pela heterossexualidade, que desconsidera a diversidade e as distintas subjetividades, desejo que o princípio feminino seja permitido aflorar nesses homens pretos tão violentados, oprimidos, silenciados… e que o sentido de ‘Amor Preto’ se estabeleça para qualquer tipo de relação entre pessoas pretas”.

Outro artista que está muito feliz em fazer parte do evento é o grafiteiro Marcos Costa. Ele, que durante o evento fará algumas obras ao vivo, pretende contribuir com as discussões por meio de sua arte que foca na ancestralidade. “A minha expectativa é de aprender bastante, trocar experiências e fazer uma arte que toque as pessoas. A minha arte aborda o tema da ancestralidade, uma pesquisa que chamo de Afro Grafite evidenciando o protagonismo da juventude. Muito me interessa ter acesso aos conhecimentos que vão rolar por lá. Quero aprender bastante e difundir ainda mais a minha arte”.

 Para abrilhantar ainda mais a programação, o evento contará também com a presença do poeta e comunicador soteropolitano Lucas de Matos, que já realizou diversos trabalhos e participou, recentemente, da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), quando apresentou o seu livro: ‘Preto Ozado’ uma obra que entrelaça futuro e passado: jovial e ancestral. Segundo Lucas, estar na Jornada é algo inspirador. “Vamos ter manifestações de arte, música e claro, poesia e eu estarei lá participando desse momento que vai ser muito importante”.

SERVIÇO:

O quê: Participação de artistas da Bahia na Jornada Com Três Homens Pretos – Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso

Quando:

  •     01 de Setembro de 2023 |  das 9h às 17h | PARA HOMENS NEGROS E QUE SE IDENTIFICAM COMO HOMENS 

Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) – Av. Lafayete Coutinho, s/n – Comércio, Salvador – BA

Ingressos no Sympla – https://bit.ly/Jornada01-09

  •     02 de setembro de 2023 | das 9h às 17h | PARA TODA POPULAÇÃO AFRO-BRASILEIRA 

Onde: Senzala do Barro Preto – Rua Direta do Curuzu, 228 – Curuzu, Salvador – BA

Ingressos no Sympla – https://bit.ly/Jornada02-09

Entrada Gratuita

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *