Salvador

Feira Março Mulher oferece mais de 21 mil atendimentos de saúde e cidadania em Salvador

e 50 a 69 sem indicação médica; exames laboratoriais e testes rápidos para ISTs (HIV, Sífilis e Hepatite). Para acessar os atendimentos é necessário levar RG, cartão do SUS e requisição médica, para o caso de ultrassonografia.

A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, convocou as mulheres para participarem da iniciativa. “Essa feira é para todas, venham. Aqui estamos oferecendo diversos serviços essenciais, procedimentos e consultas. Fiquem atentas aos exames de rotina, importantes para diagnósticos precoces e preventivos. Quem vier terá ainda orientações de saúde e nutricional e poderá atualizar a carteira de vacinação”.

As mulheres terão acesso também a procedimentos odontológicos com tratamento de canal, restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, extrações, aplicação de flúor, tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana. Ainda estão disponíveis consultas e exames oftalmológicos com distribuição de óculos para o público a partir dos sete anos; rastreamento para cirurgia de catarata de mulheres acima de 60 anos; e capsulotomia por Yag Laser, um tipo de procedimento que remove opacidades da cápsula posterior do cristalino.

A professora Maria de Almeida estava há mais de dois meses precisando agendar uma mamografia. “Cheguei cedo e foi tudo muito rápido, é uma oportunidade muito afortunada. Fiz o exame que precisava fazer, agora vou aproveitar para fazer uma carteira de identidade nova. Eventos como esse fazem toda a diferença porque facilitam e agilizam serviços que são essenciais para as mulheres”, disse.

Serviços de Cidadania

Além da oferta dos serviços de saúde, serão oferecidos serviços de cidadania como a emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade, de forma totalmente gratuita, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais. A ação proporcionará para as mulheres o cadastramento e/ou atualização dos dados pessoais e profissionais do trabalhador no Sistema Intermediação de Mão de Obra (IMO), viabilizando o acesso à intermediação de mão de obra e demais serviços do Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho (Sine).

Empoderamento financeiro e educação

Ainda na Feira Março Mulher, foi montado um espaço voltado para o fortalecimento econômico de empreendedoras negras e indígenas, com a realização da Feira de Empreendimentos que conta com a presença de 20 expositoras, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Na perspectiva do combate ao racismo, são oferecidos serviços de orientação e momentos de diálogo sobre os impactos do racismo na saúde de mulheres negras e indígenas.

A Secretaria da Educação do Estado também participa da Feira Março Mulher com a divulgação de vários programas e cursos técnicos que trarão grandes oportunidades para as mulheres, entre eles o Programa de Certificação CPA Digital, que possibilita o atendimento de adolescentes, jovens, adultos e idosos, a partir de 15 anos, para o Ensino Fundamental, e 18 anos, para o Ensino Médio, aumentando o nível da escolaridade da população baiana.

Feira de Agricultura Familiar

A Vila da Agricultura Familiar, também montada no evento na Fonte Nova, é uma feira organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com o objetivo de apresentar e comercializar os produtos dos agricultores e agricultoras familiares da Bahia.

Acompanharam o governador durante a abertura do evento o vice-governador, Geraldo Júnior, e os secretários Davidson Magalhães (Setre), Bruno Monteiro (Secult), Adélia Pinheiro (SEC), Maurício Bacelar (Setur-BA), Osni Cardoso (SDR), Ângela Guimarães (Sepromi) e Elisangela Araújo (SPM).

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

Fotos Antônio Queirós GOVBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *