“Fim da vacinação contra febre aftosa é um marco para a Bahia”, afirma deputado Luciano Araujo
Luciano Araujo, deputado estadual e presidente do Solidariedade na Bahia, destacou a importância do fim da vacinação contra a febre aftosa no estado. O parlamentar solicitou uma audiência pública na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, marcada para o dia 7 de maio, às 9 horas, com o objetivo de debater o assunto.
Durante a audiência, representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia apresentarão, de forma técnica, a relevância desse marco para o estado, que desde 1968 vem vacinando seu rebanho contra a febre aftosa. A partir do dia 17 de maio, a Bahia estará completamente livre da zona da febre aftosa, o que trará benefícios significativos para os produtores e agropecuaristas.
Segundo Araujo, o fim da vacinação resultará em ganhos para os produtores, que enfrentavam prejuízos com essa medida. Além disso, os produtos baianos passarão a ter maior valorização tanto no mercado nacional quanto no internacional, uma vez que diversas barreiras comerciais existem devido à falta de uma zona livre de febre aftosa.
Foto: Arquivo