Formulário de adesão ao Agente Jovem Ambiental está disponível para Escolas

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por intermédio da Diretoria de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (DIEAS), da Superintendência de Política e Planejamento Ambientais (SPA), junto com a Secretaria de Educação (SEC), abriu o período de preenchimento do Formulário Online de Manifestação de Interesse, ferramenta que visa identificar as Unidades Escolares Estaduais (UEEs), Escolas Família Agrícola (EFAs) e Escolas Familiares Rurais (EFRs), localizadas nos Territórios de Identidade BAIXO SUL, METROPOLITANO DE SALVADOR E RECÔNCAVO, nos municípios de Aratuipe, Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragojipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Félix, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho e Vera Cruz, interessadas em aderir ao Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). Destinado a jovens de 15 a 29 anos matriculados na rede pública estadual e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Institucionalizado pela Lei Estadual nº 14.762, de 13 de agosto de 2024, o programa tem por finalidade promover a inclusão e a participação social de jovens em ações de educação ambiental, capacitando-os como agentes de transformação socioambiental em suas comunidades.
Para o superintendente da SPA, Luiz Araujo, o AJA é fundamental porque incentiva a juventude a se envolver com a preservação do meio ambiente. “O programa promove a educação ambiental e forma líderes comprometidos com a sustentabilidade e o futuro do planeta. Ele oferece oportunidades de aprendizado, protagonismo e transformação social”.
O formulário estará disponível até 15 de maio de 2025, e sua resposta é requisito inicial para que as instituições possam participar do edital de chamamento e das próximas etapas da iniciativa.
O que a Unidade Escolar deve fazer/ter para estar apta a participar do Programa?
1. Responder ao formulário com a manifestação de interesse em participar do Programa até o dia 15 de maio de 2025.
2. Garantir as condições pedagógicas, estruturais, administrativas e financeiras, inclusive para alimentação complementar, necessárias ao desenvolvimento das atividades do Programa AJA;
3. Ter interesse e experiência em desenvolver e executar programas socioeducativos com foco em sustentabilidade e meio ambiente;
4. Realizar a inscrição quando do lançamento do Edital.
Foto: Ascom Sema/Inema